Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 23 de Fevereiro de 2006 às 14:01
Por: Alexandre Franco

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) distribuiu para gestores do Programa de Apoio a Dirigentes Municipais de Educação (Pradime) um ofício circular destacando a proposta e esclarecimentos para a criação de um consórcio entre as instituições públicas de educação profissional e superior do estado, o que habilitaria MT a ingressar no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Esse sistema elaborado pelo governo federal será constituído por consórcios públicos nos estados e envolverão as três esferas governamentais: federal, estadual e municipal, além das universidades federais. Atualmente existem no país 55 universidades federais e 30 centros federais de educação tecnológica (Cefets).

Caberá aos municípios a montagem da infra-estrutura, dos recursos tecnológicos, dos tutores e da equipe administrativa. Por parte da União, caberá a responsabilidade de coordenar e liberar os processos entre os quais, a formulação dos cursos, o material didático e o pagamento dos professores e tutores envolvidos.

Conforme adiantou a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Ilma Grisoste Barbosa, dentro do Programa para MT inclui-se um estudo visando às possibilidades de financiamento de parte da infra-estrutura necessária pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) que seria as tele-salas para o ensino à distância. “No Rio de Janeiro já existe um convênio semelhante e que logo mais vamos agendar uma visita para conhecermos mais de perto este trabalho”, revela Ilma.

A secretária diz que MT está entre os seis principais estados pólos para a concepção deste Sistema de Universidade Aberta. Um curso-piloto nesse conceito de educação à distância via tele-salas estaria em fase de montagem pela UFMT para a área de Administração de Empresas.

Reunião

Na primeira quinzena de fevereiro (dia 15), a secretária de Ciência e Tecnologia, Ilma Grisoste Barbosa, participou de uma reunião de trabalho, no auditório do MEC em Brasília-DF, cujo assunto em pauta foi o detalhamento das deliberações do edital 01/2005 referente ao Sistema UAB.

O convite para a participação da secretária da Secitec nesta reunião de trabalho na Capital Federal foi de Ronaldo Mota, secretário da SEED. Segundo Mota, a reunião serviu para amparar os participantes ao processo de orientação - às universidades federais e os Cefets - e respectivas possibilidades de parcerias institucionais entre os pólos que estarão participando do programa.

Desde a abertura do edital em dezembro último pelo MEC e a Secretaria de Educação à Distância (SEED), o Ministério da Educação vem recebendo propostas de pólos municipais de apoio presencial para ensino superior à distância com a articulação e integração das Universidades. O prazo para o encaminhamento das propostas produzidas pelos municípios se encerra dia 13 de abril e informações complementares podem ser obtidas através do site: www.mec.gov.br

O conteúdo do edital deixa explícito o objetivo de democratizar, expandir e interiorizar a oferta do ensino superior público e gratuito no País conforme os termos do artigo 81 da lei de Diretrizes e Bases da Educação.





Fonte: Assessoria/Secitec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/317237/visualizar/