Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 23 de Fevereiro de 2006 às 07:54
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


A Câmara de Política Agrícola e Crédito Rural (CPACR) de Mato Grosso, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), vai propor ao Conselho Deliberativo do Fundo de Financiamento do Centro-Oeste (CondelFCO) a criação de uma linha emergencial de crédito de custeio do FCO Rural para prevenção e controle da cigarrinha das pastagens que devastam inúmeras fazendas no Estado.

Proposta encabeça por Mato Grosso, Os Estados do Centro-Oeste e o Distrito Federal também vão pedir a prorrogação por um ano das parcelas vencidas em 2005 e vincendas em 2006, no próximo dia 6 de março, em Pirenópolis (GO), na 37ª reunião ordinária do CondelFCO.

Depois da ferrugem asiática e o bicudo do algodoeiro, os produtores mato-grossenses estão sofrendo prejuízos com as pastagens utilizadas para alimentar o rebanho bovino. “Temos encontrado altas infestações em pastagens de forma generalizada em nosso Estado. Infestações superiores a 20 ninfas (forma jovem do inseto) por metro quadrado reduz o suporte desta pastagem em 50%”, explicou o médico veterinário e coordenador Superintendente de Programas de Desenvolvimento da Seder.

Conforme a proposta a ser apresentada, o limite financiável é de R$ 50 por hectare, independentemente do porte do produtor (pequeno, médio ou grande). A carência para pagamento é de 16 meses e a amortização terá que ser feita em parcela única. O prazo para a contratação do financiamento vai até o dia 31 de outubro.

Para possibilitar que os produtores tenham condições para liquidarem seus compromissos com os agentes financeiros, Mato Grosso vai sugerir ao Condel a prorrogação por um ano das parcelas vencidas em 2005 e vincendas em 2006.





Fonte: Assessoria/Seder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/317410/visualizar/