Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 22 de Fevereiro de 2006 às 10:03

    Imprimir


De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Econômico da AMM, Farid Tenório, o cultivo do pinhão manso para a extração de óleo como matéria prima para a produção de biodiesel, está sendo estudado como alternativa de cadeia produtiva, visando a geração de emprego e renda. “Se os estudos a respeito dessa cultura indicarem a viabilidade da produção, o pinhão manso será produzido pelos municípios que compõe o Consórcio Alto do Rio Paraguai”, assegurou.

Segundo o coordenador do programa MT Regional do governo do Estado, Neurilan Fraga, a produção dos municípios vai abastecer uma indústria de biodiesel, que será montada em Barra do Bugres pela Barra Álcool, empresa que produz álcool de cana-de-açucar no município, localizado na região Oeste do Estado.“A indústria produzirá 55 milhões de litros de biodiesel por ano. Cerca de 10% dessa produção será proveniente do pinhão”, disse Neurilan.

Conforme ele, essa reunião começará a definir custos de produção, quais municípios irão produzir e quantos pequenos produtores participaram dessa cadeia. As informações serão levadas para os prefeitos da região do Consórcio do Alto do Rio Paraguai em uma nova reunião marcada para o próximo dia 10 de março em Nova Olímpia.

O pinhão manso deve entrar como a sexta cadeia produtiva já implantada por esse consórcio. Os 11 municípios integrantes, já desenvolvem as cadeias do leite, ovino, avicultura de corte, seringueira e abacaxi. Os municípios são Nova Olímpia, Nova Marilândia, Barra do Bugres, Nortelândia, Tangará da Serra, Diamantino, Denise, Santo Afonso, Alto Paraguai, Porto Estrela e Arenápolis. A formação dos consórcios é uma iniciativa que tem partido dos próprios municípios e que recebe o apoio da AMM e da Seder no desenvolvimento das ações.





Fonte: Da Assessoria AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/317506/visualizar/