Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 22 de Fevereiro de 2006 às 09:11
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Araguainha, MT – Com obras e ações concretas, o Governo do Estado vem buscando, aos poucos, devolver aos municípios da região do Araguaia, esquecidos ao longo dos anos por administrações anteriores, oportunidades para o desenvolvimento regional. E isso está sendo realizado com ações práticas e investimentos dos recursos públicos em diferentes obras nas áreas de saúde, educação, infra-estrutura, segurança pública e promoção de cidadania.

Um dos exemplos é o município de Araguainha (424 km a Leste de Cuiabá). Com cerca de três mil habitantes, a cidade cuja vocação econômica está baseada na atividade pecuária, vem recebendo investimentos como a construção de casas populares, unidade de saúde e regularização fundiária.

Nesta terça-feira (21.02), o governador Blairo Maggi iniciou uma viagem de trabalho pela região, com a inauguração de casas do programa habitacional Meu Lar, construídas na modalidade Bolsa Material de Construção, na cidade de Araguainha.

Maggi também visitou as obras de uma unidade de saúde, cuja construção, pela previsão do Município, deve ser concluída dentro de trinta dias. A unidade é uma antiga reivindicação dos moradores e foi iniciada há quase dez anos, porém, as obras ficaram paralisadas por muitos anos.

Com os recursos aplicados pelo Estado na parte física e também nos equipamentos, a unidade vai proporcionar melhor atendimento à população. “Essa obra é uma das maiores conquistas nossas, pois quem necessita de atendimento precisa ir até Alto Araguaia. Depois de pronta, não vamos mais precisar de todo esse sacrifício”, afirmou a moradora Delva Rodrigues.

O prefeito Osmari Azevedo destacou a satisfação com a importância que o Governo vem dispensando com a realização das ações voltadas, principalmente, aos pequenos municípios, como Araguainha. “Com essas obras, percebemos que os recursos vão a todas as regiões, independente de quem esteja governando o município”, afirmou.

Além das obras já citadas, o Estado renovou com o município o convênio de cessão de equipamentos rodoviários para manutenção de estradas não-pavimentadas, no valor de R$ 276 mil. Na área habitacional, a cidade receberá a construção de mais 20 casas do programa Meu Lar, na modalidade Fethab.

Nossa Terra, Nossa Gente

Com a intenção de estimular a agricultura familiar e fixar aquelas famílias cuja história está ligada a atividades no campo, o Governo vai implantar no município o programa Nossa Terra, Nossa Gente.

Serão construídas 31 casas para formação de uma vila rural, destinadas àquelas pessoas com mais de 45 anos e que já possuam um histórico de atividades agrícolas. “É mais uma possibilidade que o Governo apresenta para devolver a dignidade ao homem do campo, que já lidou com agricultura e terá com isso a oportunidade de promover a sua subsistência”, destacou o presidente do Intermat, Jair Mariano.

Com enfatizou novamente, Maggi considera o programa um dos “xodós” do Governo, pois com poucos recursos e atividades simples, está promovendo uma sensível mudança no perfil da reforma da reforma agrária no estado e na devolução da dignidade a famílias que esperaram por muito tempo por uma oportunidade como essa.

“Nosso objetivo não é dar riqueza, mas oportunidade para quem tem vocação e não tem mais juventude para migrar de um lugar para outro em busca de melhores chances”, ressaltou Maggi.

O município recebeu ainda a reforma conclusão de obras da única quadra esportiva, por meio de recursos da Secretaria de Esportes e Lazer.

“Temos consciência de que muito há por ser feito, mas sabemos também da capacidade do Estado. Sei do sacrifício que cada cidadão mato-grossense faz para pagar impostos tão caros. Por isso o meu zelo e respeito com esses recursos e a qualidade nas obras e serviços”, finalizou Maggi.

Acompanham a viagem pela região os secretários de Estado Terezinha Maggi (Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social), Vilceu Marcheti (Infra-estrutura), deputados Eliene Lima, Sebastião Rezende, Alencar Soares, Humberto Bosaipo e Lino Rossi, além dos prefeitos de Alto Araguaia, Samita Maia Neto, de Ponte Branca, Jurani Martins e a vereadora de Cuiabá, Lueci Ramos.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/317544/visualizar/