Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 21 de Fevereiro de 2006 às 13:59
Por: Clênia Goretth

    Imprimir


Com o objetivo de preparar os cidadãos mato-grossenses para o emprego, o Governo do Estado e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) lançaram ontem (20.02) dois projetos de qualificação profissional: o “Estrada Digital” e a 2ª fase do “Colher na Massa”.

O primeiro será desenvolvido em 11 municípios da região Médio-Norte do estado. O referido projeto visa promover a inclusão digital entre as comunidades carentes, por meio de cursos de informática. As aulas serão ministradas na Escola Móvel de Informática e Multiuso do Senai, que percorrerá os municípios-pólo envolvidos no projeto. A iniciativa também conta com o apoio das prefeituras municipais.

“A qualificação profissional é uma preocupação não só de Mato Grosso, mas do país. Precisamos cada vez mais de cidadãos melhores preparados para o emprego”, ressaltou o governador Blairo Maggi, durante o lançamento e assinatura dos contratos com o Senai.

“Foi uma solução inovadora que encontramos para levar a inclusão digital em municípios que não possuem estrutura física para oferecer esse tipo de curso. São cidades que tanto o Senai quanto o Governo do Estado, por meio do Ceprotec, não possuem unidades”, acrescentou o diretor regional do Senai, Gilberto Gomes Figueiredo.

Para o presidente do Ceprotec (Centro de Educação Profissional e Tecnológica), Luiz Fernando Caldart, o projeto reforça o compromisso do Governo do Estado com a população mato-grossense de preparar os jovens para o mundo do trabalho. “Além dos cursos oferecidos nas nossas unidades de ensino, temos realizado várias parcerias com o intuito de atingir o maior número possível de municípios”, destacou.

O “Estrada Digital” atenderá aos municípios de Rosário Oeste, Nobres, Arenápolis, Nortelândia, Alto Paraguai, Nova Marilândia, Santo Afonso, Denise, Barra do Bugres, Jaciara e Juscimeira.

Em Rosário Oeste e Nobres, as inscrições serão realizadas, respectivamente, nesta terça e quarta-feira. O início das aulas está previsto para o dia 06 de março.

COLHER NA MASSA

Já em sua 2ª fase, o “Colher na Massa” atenderá 888 trabalhadores na área da construção civil em 21 municípios das regiões de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Sinop e Rondonópolis. No ano passado, o projeto qualificou 988 pessoas nos municípios de Campo Novo dos Parecis, Água Boa, Sorriso e Cuiabá.

O projeto é uma parceira da Fiemt (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso), por meio do Senai, do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscom/MT) e de três secretarias do governo do Estado: Infra-Estrutura (Sinfra), Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).

Informações sobre a qualificação podem ser obtidas pelo telefone (65) 3611-1516 e 3611-1541.





Fonte: Assessoria/Ceprotec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/317722/visualizar/