Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 20 de Fevereiro de 2006 às 12:03
Por: Luciene Oliveira

    Imprimir


Para a família que mora em uma casa por mais de 20 anos, a regularização do seu imóvel é garantia de tranqüilidade e segurança habitacional. Um benefício social que 964 famílias dos bairros Piracema e Araguaia, município de Barra do Garças (509 km a Leste), conquistaram e a partir de agora não terão mais esta preocupação.

O direito à moradia delas foram garantidos pelo Governo do Estado, que entregará nesta quarta-feira (22) as autorizações de escrituras dos seus imóveis.

A entrega contará com a presença do governador Blairo Maggi, da primeira-dama e secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi e do presidente do Intermat, Jair Mariano. O evento será no ginásio poliesportivo da Escola Noberto Schwantes, localizada no bairro Piracema.

Os conjuntos habitacionais "Piracema" com 476 famílias e "Araguaia com 488 proprietários de imóveis, foram regularizados pelo Programa “Tequenfim”, desenvolvido pelo Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), que juntos estão legalizando a permanência de milhares de famílias no Estado de Mato Grosso.

Segundo o presidente do Intermat, Jair Mariano, mais que números a regularização possibilita o desenvolvimento urbano e social de comunidades carentes, que a partir da documentação da casa ou do lote, a família pode pegar junto a instituições financeiras linhas de créditos para investir no melhoramento do imóvel. “A regularização possibilita o desenvolvimento social da família e abre acesso para outros beneficíos como financiamentos bancários”, define Mariano.

Superada a meta de 30 mil títulos, o Governo do Estado pretende agora atingir 45 mil famílias até o final da administração Blairo Maggi. O Tequenfim, já contemplou mais de 30 municípios com a entrega de 31.239 mil documentos de propriedade. Outros 5.754 mil imóveis estão em fase final de regularização, totalizando mais de 36 mil famílias beneficiadas com a escritura da casa em Mato Grosso e aproximando-se da meta do governo.

O programa tem auxiliado os governos municipais no desenvolvimento e urbanização das cidades. O processo envolve casas e terrenos da extinta Companhia de Habitação de Mato (Cohab), lotes de terras da também extinta Companhia de Colonização de Mato Grosso (Codemat) e da União, que viraram cidades.

O Tequenfim é desenvolvido pelo Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) e também a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), e está possibilitando a milhares de famílias em todo o Estado a segurança de morar em um imóvel escriturado, demonstrando a preocupação do Governo em promover a inclusão social a milhares de famílias mato-grossenses.





Fonte: Assessoria/Intermat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/318020/visualizar/