Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 18 de Fevereiro de 2006 às 08:27

    Imprimir


Aumento da oferta mundial de soja na safra 2006/07 deve pressionar as cotações e diminuir o plantio do grão no Brasil, segundo Edward Allen, economista-sênior do Serviço de Economia Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). "Estamos antecipando que os grandes estoques e a boa safra de soja nos Estados Unidos deixarão o grão americano muito competitivo no mercado internacional", afirmou durante o Fórum de Cenário Agrícola promovido pelo USDA, em Arlington, Virginia. "Isso implica que o Brasil ficará com grandes estoques (da safra 2005/06), o que será um desestímulo ao plantio de soja".

A valorização do real ante o dólar, que prejudica a rentabilidade dos produtores e exportadores, será outro fator que pesará na intenção de plantio da próxima safra. "Não esperamos um enfraquecimento da moeda brasileira", afirmou Allen. "O dólar vai continuar fraco na comparação com o real, o que vai aumentar a competitividade da soja americana", disse. "Os baixos preços vão colocar um freio na expansão (da soja brasileira)", avalia. O economista diz que a redução no plantio deve ser ainda mais significativa em produtores menos expressivos, como o Canadá.

No último dia 09 de fevereiro o USDA estimou que os estoques mundiais de soja serão de 53,83 milhões de toneladas ao final da safra 2005/06, ante 44,87 milhões de t no final da safra anterior. A produção brasileira de soja em 2005/06 foi prevista pelo USDA em 58,5 milhões de t e, a dos EUA, em 84 milhões de toneladas. As informações são da Dow Jones.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/318257/visualizar/