Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 17 de Fevereiro de 2006 às 22:00

    Imprimir


Diretores da Barralcool, empresa sediada no município de Barra do Bugres que produz álcool, açúcar e energia elétrica, apresentaram hoje (17) ao governador Blairo Maggi os planos para instalação de uma indústria de biodiesel no município. Segundo o diretor-presidente da Barralcool, João Nicolau Petroni, a previsão é de que até agosto deste ano a indústria entre em operação, com capacidade para gerar 57 milhões de litros anualmente.

“Nossa expectativa é, além de trabalhar com um produto de grande aceitação internacional, já largamente utilizado na União Européia e começando a expandir no Brasil, também incentivar o crescimento da agricultura familiar, uma vez que vamos comprar a matéria-prima de pequenos produtores da região”, observou Petroni.

Conforme o diretor, os pequenos produtores serão incluídos no projeto da Barralcool por meio do consórcio dos municípios do Alto Paraguai, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural. Ele explica que a empresa incentivará a agricultura familiar com a doação de sementes para o plantio.

Com a compra de matéria-prima dos pequenos agricultores e os postos de trabalho na indústria, a previsão da Barralcool é de sejam gerados até mil empregos, segundo informações do diretor Sílvio Rangel.

Com a instalação da empresa, o Estado inicia um processo de desenovlimento regional estimulando o trabalho de centenas de famílias e colaborando para mudar o perfil sócio-econômico de Mato Grosso.

BIODIESEL - O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação ou pela transesterificação. Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso, soja e outras.

O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclodiesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc).

BIOMASSA - A Barralcool já atua na geração de energia limpa através do bagaço da cana (biomassa), desde 1996, sendo empresa pioneira no Estado nesse setor. Dos 24 Mw/h de energia elétrica produzidos, 7 Mw/h são utilizados para consumo próprio e 17 Mw/h destinados à comercialização. Esta quantidade de energia elétrica é suficiente para atender a demanda de uma cidade com 130 mil habitantes.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/318285/visualizar/