Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 16 de Fevereiro de 2006 às 19:50

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses), em parceria com a Organização Mundial para Educação pré-escolar (Omep), promove até amanhã (17/02), em Santo Antônio do Leverger (34 km ao sul de Cuiabá), curso de capacitação para técnicos e profissionais que vão atuar no projeto "Encantando a Infância". O projeto, apoiado pela Unicef, tem como objetivo melhorar a qualidade de vida, investindo nas crianças até seis anos, por meio da atenção integral à criança, com ações articuladas de educação, saúde e assistência social.

O gerente da Assessoria de Educação em Saúde, da Ses, Fábio Júnior da Silveira Ribeiro, informou que a capacitação está sendo realizada para “sensibilizar e mostrar a importância desse trabalho aos técnicos para que eles possam interagir diretamente com a comunidade, grupos de jovens e pastorais de cada região”. As metodologias propostas são de palestras, debates, esclarecimentos e trabalhos em grupo. As informações interessam a profissionais de Saúde, Agentes Comunitários, líderes comunitários, professores de creches ou da pré-escola e membros da Pastoral da Criança.

A atenção integrada ao desenvolvimento infantil, preconizada pelo projeto, tem como objetivo assegurar que as mães tenham uma gestação, um parto e o pós-parto sadios e que as crianças cresçam fisicamente saudáveis, emocionalmente seguras, socialmente competentes, mentalmente alertas e prontas para aprender. “Para que as famílias e os cuidadores de crianças possam exercer a plenitude de suas competências, na busca do êxito dessa ação, é necessário que o Estado e os municípios ofereçam serviços humanizados e de qualidade, com informações precisas e proporcionando condições para o crescimento saudável”, disse o gerente.

Um dos pontos fortes do projeto é o respeito à sabedoria popular. “Sabemos que as famílias já têm os seus conhecimentos, atitudes e práticas em relação ao cuidado de suas crianças”, lembrou Fábio Júnior. “O que queremos, com essa capacitação e a execução do projeto, é fortalecer essas competências familiares para que todos os membros da família e os envolvidos com a atenção às crianças respondam às necessidades integrais elas”.

O "Encantando a Infância" já vem sendo desenvolvido nos municípios de Barão de Melgaço, Cáceres, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Diamantino, Nobres, Nova Mutum, Poconé, Cuiabá e Várzea Grande.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/318466/visualizar/