Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 16 de Fevereiro de 2006 às 07:30

    Imprimir


Quatro municípios de Mato Grosso que estão entre os 100 maiores exportadores do país registraram, em 2005, saldo da balança comercial (exportações menos importações) superior ao de São Paulo, cidade que mais exporta no país. Relatório do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) aponta uma evolução de Campo Novo do Parecis na ordem de 140% com relação a 2004.

O saldo de US$ 205,047 milhões de dólares da balança comercial do município colocou Campo Novo como o 97 do ranking dos 100 maiores exportadores do país e o quarto de Mato Grosso, ficando a frente de municípios como Tangará da Serra, Sinop, Sorriso e Várzea Grande. Com o expressivo volume de exportações apresentado Campo Novo do Parecis respondeu por 0,2% das exportações brasileiras em 2005.

A informação foi divulgada com destaque no jornal A Gazeta, no início de fevereiro, e recebida com entusiasmo pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Bandeira. O secretário lembrou que índice foi registrado num período em que o município perdeu um montante significativo em função da desvalorização do dólar frente ao real. “Em 2005, quando foi feita essa avaliação, o dólar já estava baixíssimo. Se não fossemos prejudicados pela política econômica do Governo Federal e pela crise do agronegócio creio que esse índice seria ainda melhor”, explicou.

O principal produto de exportação de Campo Novo do Parecis é a soja, mas o município também mantém exportação de algodão, girassol, açúcar, álcool e outros produtos. Na condição de exportador o município mantém interesse no impasse entre o Estado e o Governo Federal com relação a Lei Kandir. Essa lei, que não está sendo cumprida pelo Governo Federal, prevê uma compensação financeira aos Estados exportadores. Consequentemente os municípios também receberiam este repasse, proporcional ao seu volume de exportações.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/318639/visualizar/