Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 13 de Fevereiro de 2006 às 10:37

    Imprimir


Estudantes da Unemat e também da Uniararas que foram selecionados para participar do "Projeto Rondon – Operação Amazônia 2006" estão em Mirassol D´Oeste desde o dia 06 deste mês realizando diversas atividades junto à comunidade - como cursos nas áreas de saúde, educação e cidadania e também na área de geração de renda e desenvolvimento sustentável.

O Projeto Rondon é realizado em parceria com o Ministério da Defesa e universidades brasileiras para levar atendimento às comunidades mais carentes. A Unemat foi previamente selecionada para participar do projeto, que vem sendo desenvolvido por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Em Mato Grosso, três municípios foram escolhidos pelo Ministério da Defesa para receberem a ação: Mirassol D´Oeste, São José dos Quatro Marcos e Porto Esperidião. Em cada uma dessas cidades duas universidades brasileiras estão trabalhando junto à população.

A professora Antônia Maria Rosa, da Unemat, explica que o projeto Rondon tem sido uma experiência muito positiva, tanto para os participantes como também para a universidade, que tem a oportunidade de se aproximar mais da população. “Em Mirassol temos 16 voluntários, sendo oito de cada universidade – Unemat e Uniararas – e, destes, quatro são professores. Também estamos contanto com uma participação maciça da população no atendimento às comunidades mais carentes”, afirma.

A dona-de-casa Lázara de Fátima Rosa Nascimento diz que o projeto tem sido muito bom. “É muito importante essa ação, e eu mesma vou fazer cursos que estão sendo oferecidos, além de ter a oportunidade de verificar a pressão arterial e glicemia”, afirmou.

Além dos cursos, no último sábado (11) o projeto Rondon realizou um "mutirão da cidadania", com a participação de vários voluntários da comunidade. Eles ofereceram corte de cabelo, atividades lúdicas para as criança, aferição da pressão arterial, índice de massa corpórea, teste de tipagem sanguínea, cadastramento do CPF, orientação sobre registro civil de nascimento, orientação sobre saúde e dicas de primeiros socorros.

A equipe do Projeto Rondon permanece da cidade até quinta-feira (16) ministrando cursos e atendendo a comunidade. “O projeto é muito bom porque permite a proximidade da população e a universidade, possibilitando que o acadêmico melhore a sua formação profissional”, diz a professora da Unemat, Isabela Cristina.

A universitária da Uniararas, Marilia Guarda, ressalta o crescimento que a ação voluntária permite, tanto na vida pessoal como profissional. “Eu fico feliz em ajudar e em ver que eles estão felizes com essa ajuda”, afirma.





Fonte: Da Assessoria AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/319081/visualizar/