Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 12 de Fevereiro de 2006 às 12:55

    Imprimir


"A União Faz a Vida". Este é o nome do programa desenvolvido pelo Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) em Nova Mutum. No município, o programa começa com mais de 80 parceiros. Participam do programa "A União Faz a Vida" as oito escolas municipais, 350 professores e 4 mil alunos. Durante os quatro anos de implantação do projeto foi feito um trabalho junto à comunidade mostrando a idéia. No Rio Grande do Sul, onde o programa existe há dez anos, são 85 municípios contemplados, alcançando mais de 100 mil alunos.

Entre os parceiros do programa estão entidades públicas e privadas, Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), universidades, empresas e a comunidade. Para cumprir a primeira etapa, a Fundação Municipal de Ensino Superior de Nova Mutum (Fumesunm), vai preparar 350 professores para desenvolverem o trabalho com os 4 mil alunos. Estão marcados 5 seminários para formar, além dos professores, todos os parceiros envolvidos no programa.

A formação resulta em diversas práticas, incorporadas no cotidiano escolar pelos professores. Eles são capacitados a partir da metodologia cooperativista, sem alteração na grade do currículo escolar. Estão entre os princípios universais do cooperativismo a educação, formação e informação, a intercooperação e o interesse pela comunidade.

Para o presidente do Sicredi, João Carlos Spenthof, entre os princípios, os três citados são os que melhor exemplificam o trabalho realizado pelo programa. "Nosso objetivo não é obter lucro, mas trabalhar juntos na formação de cidadãos críticos, conhecedores dos direitos que possuem e capazes de cobrá-los".

A Cooperativa de Crédito Rural de Nova Mutum tem mais de 5 mil associados nos 4 municípios da área de atuação: Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Nobres e Rosário Oeste. Desses, mais de 3 mil são da cidade beneficiada pelo programa.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/319180/visualizar/