Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 11 de Fevereiro de 2006 às 18:35

    Imprimir


Nortelândia, MT – Setenta e duas famílias do Assentamento São Francisco, em Nortelândia (253 km a Médio-Norte de Cuiabá), serão beneficiadas com pelo menos um poço artesiano e uma máquina de resfriar leite com capacidade de dois mil litros do produto de modo a manter a temperatura ideal para comercialização do lácteo ainda na propriedade.

O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (10.02) pelos secretários de Desenvolvimento Rural (Seder), Clóves Vettorato, e o adjunto de Gestão e Agronegócios, Manoel Rodrigues Palma. A pecuária leiteira é a principal atividade econômica no assentamento. “A gente está fazendo o possível para melhorar a vida de todos”, disse Vettorato.

Os parceleiros do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) estão no local há sete anos. Cada família tem lotes, cujas áreas variam de 29 a 33 hectares. Desmotivados com a negociação com os laticínios – o preço pago pelo litro de leite varia de R$ 0,23 a R$ 0,26 – os assentados querem um resfriador na propriedade.

Assim, melhoram não só a qualidade do produto como podem negociar o preço melhor. “Estamos buscando toda maneira de encontrar alternativas para o desenvolvimento econômico”, afirmou o secretário.

Vettorato e Palma, no entanto, esclareceram aos parceleiros que o Orçamento Geral do Estado (OGE) está ainda está fechando, motivo pelo qual as famílias terão que esperar. Citaram ainda o consumo de energia cuja conta deve ser paga pela associação, além da organização interna do assentamento para não deteriorar o bem público.

Palma sugeriu que os parceleiros montem uma pequena fábrica de laticínios para beneficiar e comercializar a produção. Ele informou que o Governo do Estado, por meio da Seder, vai criar um selo de inspeção sanitária para facilitar a comercialização dos pequenos produtores. Ou seja, as normas seguem o mesmo padrão de qualidade e exigência, conforme determina a legislação, porém serão simplificadas para atender o produtor.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/319233/visualizar/