Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 11 de Fevereiro de 2006 às 08:05

    Imprimir


Depois de quase dois anos desde o lançamento do plano da BR-163 Sustentável, o Ministério dos Transportes anuncia que as obras de pavimentação do trecho que liga Nova Mutum até a cidade de Santarém, no Pará, terá início apenas no ano que vem. O assessor da Secretaria de Gestão de Programas de Transportes Terrestres do ministério, José Maria da Cunha, destaca que a licitação para a escolha da empreiteira será feita até junho. Mas devido aos prazos legais para conclusão do projeto de asfaltamento, a assinatura do contrato com a empresa ocorrerá somente no fim do ano.

Cunha ressalta que provavelmente a data vai coincidir com o período de chuvas, o que vai retardar novamente o início da obra. Em função disso somente a partir do mês de março de 2007 será possível dar início à pavimentação. Como exemplo do tempo gasto nos trâmites legais ele cita o prazo médio de 45 dias para que o Tribunal de Contas da União (TCU) analise o projeto. O edital que lança a concorrência pública leva cerca de 30 dias para ser publicado. Além disso somente há 2 meses o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu a licença ambiental prévia para o trecho.

A informação não atende a expectativa do setor produtivo das cidades ao longo da rodovia. O presidente da Comissão da BR-163 do Conselho de Desenvolvimento do Norte de Mato Grosso (Codenorte), Rogério Rodrigues, destaca que os empresários querem que a obra seja lançada ainda no primeiro semestre deste ano. Mas Cunha adverte que o adiantamento não é possivel. Ele assegura que o governo federal está empenhado no projeto de modo a garantir que tudo seja feito da forma mais rápida.

Uma equipe de técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) percorreu a BR-163 durante esta semana para avaliar as características do solo e condições da estrada. O objetivo é definir que tipo de pavimento é mais indicado. Outra equipe visitou os municípios no entorno da rodovia para conhecer "in loco" o potencial econômico da região.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/319331/visualizar/