Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 10 de Fevereiro de 2006 às 07:16

    Imprimir


A Cemat realiza neste sábado (11) um mutirão para negociação de débitos no bairro Jardim Florianópolis, em Cuiabá. A equipe do Departamento de Atendimento ao Cliente (DAC) também vai esclarecer dúvidas gerais dos clientes, na ação que faz parte da campanha de combate às perdas de energia. O mutirão será realizado das 8h às 16h, na Escola Antônia Tita - no ponto final de ônibus do Jardim Florianópolis.

Como parte da campanha, a Cemat está desenvolvendo um projeto de substituição dos fios convencionais da rede de distribuição de energia em baixa tensão por fios isolados. A rede de baixa tensão convencional (que utiliza cabos em alumínio nu) será retirada para colocação de rede de cabos isolados, que oferece mais segurança para os clientes.

“A adequação da rede por meio de cabos protegidos representa um conceito moderno de distribuição de energia”, explica Gentil. A intenção é inibir o aumento das ligações clandestinas, reduzir a perda de energia oriunda da utilização indevida da energia elétrica, entre outros aspectos.

O gerente destaca ainda que as ligações clandestinas significam risco para clientes, eletricistas próprios e terceirizados e ainda para as instalações da Cemat. As ligações clandestinas também influenciam na redução da capacidade de investimento na melhoria e ampliação do sistema elétrico da Concessionária.

O projeto foi iniciado ano passado no bairro Pedra 90. Agora receberam a nova rede os bairros Itapuã e o Jardim Florianópolis, onde o número de clientes é superior a quatro mil. Nestas localidades a nova rede será energizada na próxima segunda-feira (13). A partir daí os consumidores que estiverem auto-religados terão o fornecimento de energia interrompido. “O atendimento no sábado representa uma oportunidade para o cliente, que está recebendo energia de forma irregular, regularizar sua situação e evitar o corte”, ressalta o gerente do Departamento de Recuperação de Energia (DRE) da Cemat, Wagner Gentil. A Cemat enviou uma carta para os consumidores dos bairros informando sobre as mudanças. Também nesta sexta-feira à noite e na manhã de sábado um carro de som percorrerá o bairro avisando sobre o mutirão da Cemat para parcelamento de débitos.

A previsão é de que nos próximos meses mais 24 bairros de Cuiabá e Várzea Grande, com cerca de 13 mil clientes, recebam a nova rede de distribuição.

Lei - de acordo com a Resolução nº 456 da Aneel, ao detectar fraude na medição, as concessionárias podem cobrar a energia não medida. No caso de ligações clandestinas, quando dado flagrante, o contraventor pode ser preso. O artigo 155 do Código Penal define furto de energia como crime e prevê pena de um a oito anos de cadeia.

Qualquer pessoa pode denunciar “gatos” e outras irregularidades por meio de ligação gratuita para o 0800 6464 196, nas agências e postos de atendimento. A denúncia é anônima.





Fonte: Cemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/319551/visualizar/