Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 09 de Fevereiro de 2006 às 15:19

    Imprimir


Motivado pelo aquecimento do setor turístico em Mato Grosso, o Trade Turístico do estado entregou ao governador Blairo Maggi um documento no qual manifesta o reconhecimento e o apoio à política pública de desenvolvimento dessa atividade como fator preponderante por esse incremento. O manifesto é assinado por 21 entidades e personalidades ligadas ao turismo e realça o aquecimento dessa cadeia produtiva que envolve 52 segmentos de serviços. O trade também referenda a decisão do governador de transferir a sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo para o Centro Histórico de Cuiabá.

Segundo Luiz Carlos Nigro, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), o atual governo tem contribuído muito para o turismo em Mato Grosso, principalmente no tocante a realizações. “Vejo como principais ações as obras de asfaltamento das vias do centro de Chapada dos Guimarães, que dão acesso ao Mirante, a manutenção e conservação da Transpantaneira, em Poconé, a recuperação e revitalização do Centro Histórico de Cuiabá e o trabalho de divulgação das atrações turísticas do Estado no Brasil e fora do país que vem sendo feito com bastante intensidade pela Sedtur. Eu considero essas ações importantíssimas para o desenvolvimento do Turismo em Mato Grosso”, assinalou.

Para Vicente Campos, da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV), o setor só tem que agradecer ao governo. “O Estado tem realizado ações importantes pelo turismo e é a primeira vez que estamos vendo essa visão estratégica de investir na estrutura para receber turistas, porque o turismo também é uma alternativa de geração de emprego e renda”, afirmou. Outro fato importante citado por Vicente é a divulgação do turismo. “A Sedtur tem divulgado bastante o Estado, com uma folheteria de qualidade e em conjunto com o setor e o governo tem se preocupado em garantir a infra-estrutura, porque o turista precisa de estradas, comunicação, segurança, hospedagem e alimentação”, observou.

Ao tomar conhecimento do manifesto, a secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marly Assis, afirmou que o fato é motivo de satisfação para o Governo e demonstra que as ações realizadas dentro da política de desenvolvimento do turismo estão surtindo efeito prático. Yêda Assis destacou que o governador Blairo Maggi sempre foi sensível à atividade turística como alternativa econômica para a geração de emprego e renda em Mato Grosso. “Até porque temos inúmeras potencialidades para a prática das diversas modalidades de turismo e continuamos investindo na ampliação da infra-estrutura exigida para a expansão da atividade, na organização e sistematização das atividades turísticas e na conservação dos pontos atrativos”, afirmou.

A secretária informou que, além do aumento do número de turistas, um fato que não deve passar desapercebido é que desse contingente houve um aumento de turistas estrangeiros. Yêda Assis citou os números de uma pesquisa realizada pela Sedtur com o Sebrae-MT, que mostra o aumento significativo do número de turistas estrangeiros que visitaram Mato Grosso em 2005, representando 26% a mais do que os estrangeiros que visitaram o estado no ano de 2004.

Outro dado que comprova o aumento geral de turistas é o apresentado pela Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero). No ano passado, o aeroporto Marechal Rondon recebeu 880.256 passageiros, enquanto que em Mato Grosso do Sul a empresa computou 649.341 passageiros no aeroporto de Campo Grande.

Ela reconheceu que ainda há o que fazer. “Nós temos problemas de falta de sinalização turística no centro de Cuiabá e um ponto de apoio e informação turística para orientar essas visitantes. Ás vezes o turista fica perdido na área central da cidade sem conhecer pontos importantes que oferecemos. Com a sede da Sedtur aqui no centro esse problema será superado. Nós estamos mudando para a nova sede, localizada no casarão do antigo SOS Criança, na rua Voluntários da Pátria em meados de março", afirmou a secretária.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/319629/visualizar/