Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 07 de Fevereiro de 2006 às 15:27

    Imprimir


O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) realizou nesta terça-feira (06), a primeira reunião do ano para avaliação de algumas ações realizadas em 2005, como o "Mutirão da Cidadania" em aldeias indígenas e assentamentos rurais e a "Operação Focalizada", realizada na Grande Cuiabá e que zerou os índices de homicídio no período e nas áreas onde atuou. O GGI também deu início ao planejamento das ações para 2006.

Durante a reunião, realizada no Tribunal de Justiça e coordenada pelo juiz Aristeu Dias Batista Vilella, ficou estabelecido que o GGI começa seus trabalhos em 2006 com o foco voltado para a redução do tráfico de drogas no Estado, com ênfase no tráfico doméstico de entorpecentes.

“O uso e o tráfico de entorpecentes têm reflexo em todas as ações de criminalidade. Precisamos ampliar essa discussão que transcende o aspecto das operações policiais. O Estado precisa atuar de forma integrada, inclusive no que diz respeito ao tratamento e acompanhamento social”, destaca o diretor Geral da Polícia Judiciária Civil, Romel Luiz dos Santos.

Para o promotor Flávio César Fachone é preciso mapear a entrada da droga no Estado como forma de coibir o tráfico doméstico. O secretário-adjunto de Segurança, Sebastião Ribeiro da Silva Filho lembrou que o Governo vem desenvolvendo ações importantes no combate ao tráfico doméstico e também no sentido de impedir a entrada da droga no Estado, com a expansão e a atuação do Gefron (Grupo Especial de Fronteira) e a implantação de Centros Integrados de Segurança e Cidadania (CISC) em municípios da região de fronteira, como Cáceres e Pontes e Lacerda, previstos para serem inaugurados já no próximo mês.

Para trabalhar a questão das drogas, o GGI instituiu um grupo de estudo, com representantes de todas as instituições que compõem o Gabinete. Entre os assuntos que serão abordados estão a rota da droga, o consumo interno e as políticas e ações de prevenção em Mato Grosso. A primeira reunião já está agendada para o dia sete de março. Os representantes do Gabinete de Gestão Integrada também decidiram atuar em conjunto nas ações preventivas e repressivas durante o feriado do Carnaval.

Participaram da primeira reunião do GGI em 2006, representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Técnica do Estado (Politec), Polícia Judiciária Civil (PJC), Polícia Militar (PM), Polícia Federal (PF) e Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

O Gabinete de Gestão Integrada se reúne mensalmente, sempre na terceira terça-feira de cada mês. O GGI é um fórum deliberativo e executivo que opera por consenso, sem hierarquia e respeitando a autonomia das instituições que o compõem.

O Gabinete funciona como uma força-tarefa permanente, discutindo, debatendo e apresentando propostas. O objetivo principal é buscar a integração entre todos os órgãos da segurança pública, visando à redução da criminalidade. A ele cabe a tarefa de coordenar o Sistema Único de Segurança Pública nos Estados, conforme protocolo de Intenções firmado com o Governo Federal, instituído pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – Ministério da Justiça. Mato Grosso é considerado pioneiro e a atuação de seu Gabinete é referência em todo o país.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/320134/visualizar/