Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 06 de Janeiro de 2013 às 19:19

    Imprimir


O rei Juan Carlos, da Espanha, disse que está preocupado com a alta taxa de desemprego dos jovens e encorajou os espanhóis a se unirem para combater a crise econômica, durante entrevista para celebrar seu aniversário de 75 anos, após um ano de escândalos para a família real. A entrevista foi transmitida na TV nacional na noite de sexta-feira (4).

O rei falou sobre sua tristeza em relação à taxa de desemprego na Espanha, que é de 25%.

"A falta de trabalho, o que significa que milhões de famílias não podem viver com dignidade, e que jovens precisam sair da Espanha para achar qualquer coisa em que eles possam trabalhar fora do país, isso nos machuca profundamente e me machuca em especial", disse.
 

Juan Carlos I, o rei da Espanha, faz discurso de Natal nesta segunda-feira (24) (Foto: AP)
Juan Carlos I, o rei da Espanha, fez discurso de Natal no dia 24 de dezembro (Foto: AP)

 

Mais da metade dos jovens espanhóis está desempregada, devido a uma forte desaceleração econômica, depois que a bolha imobiliária que durou uma década estourou há cinco anos.

A família real teve um corte nos seus rendimentos, depois que o governo de centro-direita implementou uma nova série de duras medidas de austeridade no verão passado.

Em 2012, o rei foi alvo de críticas depois que foi forçado a pedir desculpas por ter participado de uma viagem para caçar elefantes em Botsuana, enquanto o país estava mergulhado numa crise financeira.

A entrevista não mencionou a viagem ou caso do genro do rei, que está sendo investigado por peculato.

A viagem do rei para caçar elefantes, em abril, não foi bem aceita pelos espanhóis que sofrem os efeitos da crise. Ela veio a público depois que ele teve que voltar para casa para tratamento médico.

Uma pesquisa publicada no jornal "El Mundo" nesta semana mostrou que apenas 50% das pessoas consideram seu reinado "muito bom" ou "bom", 26 pontos percentuais a menos do que no ano passado.

O líder catalão Artur Mas está liderando um movimento separatista na região costeira e exigiu um referendo sobre a independência.

O rei disse durante a entrevista que está preocupado com as "políticas separatistas".

"Neste momento isso não é bom para a Espanha", disse. "A Espanha precisa de unidade para que possamos avançar para o futuro juntos".

A imprensa espanhola noticiou que uma aldeia na Catalunha resolveu tirar o nome do rei de uma rua na semana passada.

Juan Carlos, que completa 75 anos neste sábado, está no trono há 37 anos, desde a morte do ditador Francisco Franco. Ele ganhou o respeito de muitos espanhóis em 1981 quando condenou publicamente uma tentativa de golpe






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/32044/visualizar/