Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 03 de Fevereiro de 2006 às 13:19

    Imprimir


Depois de 13 anos, a novela em que se transformou a regularização dos dois distritos industriais de Nova Mutum está chegando ao fim. No início desta semana o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Valdomir Ottonelli, protocolou pela segunda vez no Cartório Notarial de Diamantino o processo de registro de cerca dos 160 lotes industriais em questão, restando agora à expectativa de boas notícias para breve.

A história dos distritos industriais data do início da década de 90. Eles foram criados e os lotes doados para empresários com interesse em investir em Nova Mutum. O problema foi à falta de critérios e fiscalização para que tais empresas realmente colocassem em prática seus projetos e o que era para gerar desenvolvimento, com algumas exceções, transformou-se em especulação imobiliária.

No ano passado a administração adotou como prioridade a regularização dos distritos. “Na verdade foi como montar um quebra-cabeças”, disse Valdomir Ottonelli. Tendo como ponto de partida dados originais fez-se todo um levantamento da situação atual, elaborou-se um projeto de impacto ambiental e foram atendidas as solicitações que possibilitam o registro. “Acreditamos que nas próximas semanas o Cartório já de seu parecer”, explicou.

Os distritos serão registrados em nome da Prefeitura. Feito isso, tendo como base a lei que estabelece incentivos para investimentos, a mesma fará a entrega dos títulos de propriedade. “Todos os casos serão analisados pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico. Aqueles empresários que se estabeleceram e investiram, terão o título de imediato. Quem apresentou projeto, mas ainda não deu início ao proposto, terá um prazo para fazê-lo e quem não cumprir os prazos estipulados terá o lote retomado”, esclareceu.

Com o título de propriedade em mãos, o empresário terá como buscar recursos de agentes financeiros para incrementar suas atividades. “É o que a maioria está esperando há anos. Acredito que agora teremos oportunidade de acompanhar uma verdadeira transformação em tais locais”, disse. O Industrial Sul é formado por 41 lotes e no Industrial Norte, 120 lotes estão sendo regularizados agora. O processo de regularização de outra área do Industrial Norte corre em paralelo e também já aguarda registro.

Ottonelli vai mais além. Ele acredita que em breve já será possível estabelecer uma parceria com os empresários das referidas áreas para promover a pavimentação, urbanização e todas as melhorias necessárias. “A regularização dos distritos é o que precisamos para dar segurança para quem quer investir no município”, concluiu.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/320953/visualizar/