Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 03 de Fevereiro de 2006 às 09:46

    Imprimir


Satisfeito com os benefícios trazidos pelo investimento feito em iluminação pública, o auxiliar de pesquisa e morador da vila Mineira, Hélio Moreira Vieira, 29, comentou que os visitantes vindos de outras regiões de Rondonópolis chegam a confundir o bairro, devido a beleza noturna que adquiriu. Ele lembra que num passado próximo o local vivia em total escuridão e parecia um bairro abandonado.

Quem se arriscava a chegar ali à noite acabava se perdendo nas ruas às escuras. Hoje, as pessoas pensam até que estão chegando em outro local da cidade, tamanha é a claridade e a segurança percebida nas vias públicas.

Casado e pai de três filhos menores, Hélio Moreira faz parte de um grupo numeroso de famílias contempladas com o investimento feito pela prefeitura de Rondonópolis no projeto de expansão e recomposição da rede de iluminação pública nos diversos bairros do município, em 2005.

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), Milton Luiz de Araújo, o Milton Mutum, explicou que o projeto resultante do planejamento desenvolvido pelo prefeito Adilton Domingos Sachetti (PPS), visando a melhoria da infra-estrutura da cidade em quatro anos, já beneficiou o quadrilátero central, praças públicas e vias de grande fluxo. A meta é recuperar todos os 15 mil pontos de iluminação pública do perímetro urbano no prazo de 60 a 90 dias.

Os investimentos feitos no ano passado beneficiaram as comunidades dos bairros Cidade de Deus, vila Mineira e residencial Dinalva Muniz, antes penalizadas com a escuridão e a falta de segurança. Os moradores temiam deixar suas casas durante a noite. O maior prejuízo com a falta de iluminação pública é certamente, dos jovens trabalhadores que freqüentam a escola no período noturno.

Classificando o investimento como uma coisa benéfica para toda a comunidade, Hélio Moreira defende que “é isso que a gente quer ver ser feito por parte do Poder Público”. A aposentada Perina Maria Mendes, 72, comemora a vantagem de não precisar mais temer a presença de marginais no salão comunitário localizado em frente a casa 143, do lote 6, na quadra 11, onde mora no bairro Cidade de Deus. Antes da Coder instalar as luminárias públicas na rua, comentou a aposentada, o salão ocioso e às escuras atraia presenças ameaçadoras para os moradores que temem pela ação de arrombadores e agressores. “Eu não queria nem sair da minha casa depois do anoitecer, porque o bairro era todo escuro. Agora é mais seguro, diminuiu um pouco da bandidagem”, avaliou.

Milton Mutum contou que o projeto de recomposição da iluminação pública conta com dois procedimentos. Um deles visa o atendimento de pedidos da comunidade com uma programação semanal e periódica. O outro acata com o planejamento que contempla primeiro as vias públicas de maior movimento, como as da região central onde o problema está sanado; rua Fernando Corrêa da Costa e avenida Lions Internacional.

Uma terceira situação, destacou Mutun, é o desgaste natural principalmente no período chuvoso. As tempestades constantes provocam a queima de lâmpadas. Este é um problema generalizado em todo o país. As ações desenvolvidas pela Coder até o final do ano passado resultaram na recomposição da iluminação pública nas praças Bom Jesus, da Saudade e dos Carreiros que tiveram a fiação elétrica roubada e o sistema depredado. A iluminação da praça da Coophalis, na avenida Lions Internacional, também foi recuperada depois de ter parte da fiação roubada. O projeto beneficiou outras praças e canteiros públicos.




Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/321002/visualizar/