Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 02 de Fevereiro de 2006 às 09:07

    Imprimir


A Bancada de Mato Grosso se reúne nesta quinta-feira (2), às 9h30, em Brasília, com o Ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau Cavalcanti Silva.

Os parlamentares querem reiterar o pleito formulado pela Centrais Elétricas Matogrossenses (Cemat) junto à Eletrobrás, que visa à expansão das linhas de transmissão de energia elétrica na região nordeste de Mato Grosso. "Vamos pedir ao ministro uma atenção especial ao caso", disse o Coordenador da Bancada, deputado federal Ricarte de Freitas (PTB).

O empreendimento pretende incluir a região do Baixo Araguaia ao Sistema Nacional Interligado, de modo a atender à demanda local e dar suporte à implantação do Programa Luz para Todos, do Governo Federal. "A solicitação vai ao encontro das políticas e projetos estabelecidos pelo Ministério", esclareceu Ricarte.

A região do Baixo Araguaia compreende uma área de 74 mil quilômetros quadrados (quase 8% da superfície total do Estado), e conta com uma população de 86 mil habitantes. Trata-se de uma área de fronteira agrícola. Ricarte acrescentou que a energia elétrica é fornecida por sistemas isolados, mediante térmicas a diesel, com alto custo de geração. "Este fator, aliado à escassez energética, representa um grande obstáculo ao crescimento econômico e desenvolvimento daquela região".





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/321272/visualizar/