Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 02 de Fevereiro de 2006 às 09:06

    Imprimir


Com faixas e cartazes nas mãos, moradores e estudantes do Ribeirão do Lipa e Novo Colorado percorreram as ruas dos dois bairros, localizados na região Oeste da Capital, para a caminhada da paz. O prefeito Wilson Santos, juntamente com os secretários e lideranças comunitárias prestigiaram o evento organizado pela Igreja Católica e comunidade.

Entusiasmada com a luta contra a violência, a moradora do Novo Colorado e coordenadora da Igreja Nossa Senhora Aparecida, Beatriz Silva, participou da caminhada levando nas mãos um cartaz com os dizeres “Sem perdão não há paz”. Para Beatriz, a paz que o mundo busca está em cada um de nós , e que para isso precisa haver a conversão do coração das pessoas. “A humanidade precisa mudar os propósitos de maldade para os propósitos do bem, de escolhas de violência para escolha de paz e justiça”, observou.

A líder religiosa Beatriz Silva afirmou ainda que a campanha da fraternidade do ano passado teve a Paz como tema, “Felizes os que promovem a Paz”, uma preocupação social que deve ser abraçada por todos. Sem conter a felicidade de ver o prefeito na caminhada, que fez parte inclusive, da programação da quarta edição do projeto Prefeitura em Movimento, a dona de casa Beatriz ressaltou a importância da participação do gestor municipal no evento. “É uma demonstração que temos de fato um prefeito compromissado com a luta pela paz”, acrescentou.

Para a diretora da Escola Municipal de Ensino Básico Nossa Senhora Aparecida, Dorami Barros Lopes, a onda de violência tem se intensificado também nas escolas. Segundo a diretora, a violência é praticada por jovens de outros bairros, que na maioria das vezes ataca os estudantes após o término das aulas. “Precisamos urgentemente de um posto policial aqui no bairro, na região a polícia estar presente apenas no bairro Sucuri”, afirmou Dorami.

Há dez anos, Augusta Ribeiro Magalhães é moradora do Novo Colorado, e se diz assustada com o aumento da criminalidade no bairro. “Aqui não podemos deixar as casas sozinhas por que ladrões fazem um “limpa”, observou. A dona de casa afirmou ainda que no bairro é comum também assassinatos, “Estamos todos apavorados, precisamos dá um basta”.

A gerente da creche Maria Nunes,Gleice Moura Leite, do Novo Colorado, disse que essa caminhada é o início da mobilização da própria comunidade em busca por mais segurança.”Assim esperamos chamar atenção do poder público para nós ajudar a combater esse mal que incomoda a todos”, acrescentou Gleice.

O prefeito Wilson Santos elogiou o gesto bonito da própria comunidade que se mostra mobilizada em busca de paz.”É uma luta de todos, tanto poder público com a sociedade civil organizada devem está compromissada com essa luta que é de garantir mais segurança por nós mesmos”, afirmou. O gestor municipal disse ainda que essa manifestação, que busca despertar nos moradores o interesse por mais segurança, deve ser seguido por outros bairros da Capital.

Nos bairros Ribeirão do Lipa e Novo Colorado vivem cerca de cinco mil moradores que se uniram em busca de mais dignidade para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.







Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/321273/visualizar/