Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 01 de Fevereiro de 2006 às 16:32

    Imprimir


O Estado de Mato Grosso começa hoje mais uma campanha de vacinação contra a febre aftosa. Segundo técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária do MT (Indea), a meta é imunizar um rebanho bovino e bubalino de 0 a 12 meses estimado em 5 milhões de cabeças, de um rebanho estadual superior a 26 milhões. O trabalho se encerra dia 28 de fevereiro e os pecuaristas terão prazo até 10 de março para comunicar a vacinação.

Para intensificar as ações o Indea adotou uma estratégia de divulgação via comitês municipais de Erradicação da Febre Aftosa, comitês de sanidade animal e vegetal, conselhos municipais de desenvolvimento rural, sindicatos rurais, revendas de produtos agropecuários, frigoríficos e empresas leiloeiras, que utilizarão faixas, folhetos e cartazes informativos.

O Instituto contará também com 75 veículos adquiridos com recursos do Fundo de Competitividade da Carne Bovina (FCCB) e que serão usados na fiscalização e em atividades de defesa sanitária animal nos escritórios regionais do Indea. O presidente do Instituto, Décio Coutinho, apelou aos pecuaristas para que não deixem de vacinar.

"Apesar do ótimo resultado da campanha de novembro último, quando conseguimos o maior índice vacinal (99,45%), conclamamos os produtores a alcançar números ainda melhores, pois os animais dessa faixa etária são mais suscetíveis à doença", explica Coutinho.

Em Mato Grosso os pecuaristas realizam imunizações do gado em três etapas distintas: em fevereiro (animais de 0 a 12 meses), em maio (de 0 a 24 meses) e em novembro (100% do rebanho).

A não imunização do gado, lembra Coutinho, implica em duas formas de penalidades: se o pecuarista vacinar e não comunicar ao órgão, sofrerá penalidade administrativa e ficará proibido de movimentar o gado durante o dobro do tempo que levou para comunicar ao Indea. Se não vacinar será multado em R$ 59 por cabeça e terá que realizar a vacinação em data estabelecida e sob fiscalização do Indea.

O Estado já completou 10 anos de erradicação da aftosa. O último caso ocorreu em 16 de janeiro de 1996 no município de Colíder (648 km ao norte de Cuiabá). Já em Mato Grosso do Sul, que antes também vacinava em fevereiro, por decisão do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), realizará este ano suas campanhas em maio (todo o rebanho) e em novembro (animais de até 24 meses).




Fonte: Ministério da Agricultura

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/321428/visualizar/