Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 31 de Janeiro de 2006 às 10:24

    Imprimir


A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje o envio de um grupo de especialistas ao norte do Iraque, para avaliar a gravidade do foco de gripe aviária encontrado nessa área do país, e que já causou a morte de uma menina curda. A decisão de enviar os especialistas - que devem chegar na quarta-feira - atende a um pedido das autoridades dessa região, informou um porta-voz da OMS, Iain Simpson.

Por enquanto, a organização não tem "nenhuma idéia da situação nessa área", reconheceu Simpson, após afirmar que as condições de vigilância sanitária no Iraque são inadequadas.

Uma adolescente curda de 14 anos foi a primeira vítima fatal no Iraque do variante do vírus H5N1 da gripe aviária, a mais perigosa para os humanos.

A morte da menina aconteceu no último dia 17, na cidade de Suleimaniya, 330 quilômetros ao norte de Bagdá.

As autoridades sanitárias iraquianas afirmaram que mais duas pessoas estão em observação no hospital principal dessa localidade, mas Simpson disse que "foi descoberto um terceiro caso suspeito".

A região iraquiana afetada faz fronteira com o sul da Turquia, país onde a gripe aviária causou a morte de quatro pessoas.

Sobre a situação na Turquia, o porta-voz informou que o laboratório de referência da OMS em Londres confirmou que 12 das 21 amostras de pessoas suspeitas de ter contraído a gripe aviária deram positivo.

Isso aumenta o número oficial de casos na Turquia para 24, incluindo as quatro crianças que morreram por causa da doença.

Sobre os outros nove casos, Simpson disse que o "resultado preliminar indica que não são casos de gripe aviária", mas sustentou que ainda é preciso fazer alguns testes que serão definitivos.

No entanto, a situação está agora praticamente sob controle, já que "não foram detectados novos casos" além dos que já foram analisados, afirmou a mesma fonte.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/321800/visualizar/