Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 31 de Janeiro de 2006 às 09:01
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


Cerca de 50 pessoas, entre lideranças comunitárias, membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi) e gerentes de Centros de Convivência de Idosos (CCI) participam de capacitação sobre Cidadania do Idoso.

Apresentando como tema central a Atenção e a Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa, o curso aborda uma série de questões sobre o envelhecimento. Entre as quais, ensina como estimular o desenvolvimento do idoso para uma perspectiva globalizada e integral da velhice e a promover de debates para criação de programas e políticas públicas e sociais voltadas à terceira idade.

Aberto na manhã de ontem, essa capacitação se estenderá até amanhã à tarde. Para ministrá-lo, a Subsecretaria Especial dos Direitos Humanos, órgão do Ministério da Justiça, trouxe à Cuiabá a pedagoga, pesquisadora e doutora em Ciências Sociais pela USP, Nádia Dumara Ruiz Silveira.

Na abertura, a professora Nádia Silveira, observou que “se estaremos vivendo cada dia mais, é necessário não só criarmos políticas públicas como integrarmos os idosos a todos os espaços sociais”. Esse curso, observou Nádia, é uma oportunidade para que as pessoas debatam sobre as formas de ver e entender o idoso.

A secretária-djunta de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Sandra Santiago Sinohara, destacou que no caso das unidades municipais de atendimento ao idoso, percebe que há um grande envolvimento das pessoas nas ações desenvolvidas. “A capacitação qualifica o servidor para atender o idoso cada dia melhor”, completou Sandra Sinohara.

A professora Anita Caporossi, presidente do Comdipi, órgão organizador do evento, destacou a importância do curso conhecimento, atualização e atuação diária na defesa dos direitos da pessoa idosa.




Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/321856/visualizar/