Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 30 de Janeiro de 2006 às 15:23
Por: Patrícia Neves

    Imprimir


Cerca de 10 mil pessoas passaram pelo primeiro Mutirão da Cidadania de 2006, realizado neste domingo (29), no bairro Novo Paraíso, em Cuiabá. O evento, que aconteceu durante todo o dia na Escola Municipal Pedrosa de Moraes e Silva, totalizou mais de sete mil atendimentos. O mutirão é coordenado pelas Secretarias de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com o INSS.

Só na área de emissão de documentos foram confeccionadas 210 carteiras de identidade, 75 carteiras de trabalho, 96 CPF’s e 130 títulos de eleitor. Sem contar com a área da saúde, que realizou 60 atendimentos médicos, 344 aferições de pressão e testes de glicemia, 32 massagens terapêuticas, 45 atendimentos odontológicos e 18 doações de sangue.

O primeiro mutirão do ano ainda contou com palestras educativas, distribuição de material informativo, vacinação, corte de cabelo, entre outros serviços.

A novidade que chamou atenção do público visitante foi uma exposição que reuniu várias espécies de animais empalhados e cobras conservadas em formol. Cerca de 3,5 mil pessoas passaram pelo estande da Polícia Ambiental. “Gostei muito desta exposição. Vários animais que estão aqui hoje eu só conhecia através de livros ou pela televisão. Sem contar com os demais serviços do Mutirão da Cidadania, que oferece esta oportunidade às pessoas carentes, que não podem pagar sequer para emitir documentos pessoais”, elogiou o pintor Mário Márcio.

A dona-de-casa, Fabiane Bueno Rodrigues, 22 anos, perdeu a primeira via da carteira de identidade e aproveitou o mutirão para emitir gratuitamente a segunda via do documento. “Minha primeira via do RG já fiz durante um mutirão, que teve no bairro do CPA. Agora, mais uma vez, preciso deste serviço e agradeço a oportunidade de não precisar pagar pela carteira”, contou.

Na sala de palestras, a estudante Rose Nunes da Costa, 17 anos, estava atenta às informações sobre higiene bucal. “Achei muito interessante a palestra, que ensinou tudo sobre escovação dentária correta e alimentos que auxiliam na higiene da boca”, disse.

Para a secretária-adjunta de Cidadania da Setecs em substituição legal, Valéria Juiz, o público que compareceu ao mutirão demonstra, mais uma vez, o quanto a ação é positiva para a população. “Este foi o primeiro mutirão do ano e o número de participantes mostra que vários aguardavam ansiosos pela realização do evento. É muito gratificante ver que a ação cumpre seu papel, dentro e fora de Cuiabá, beneficiando milhares de pessoas carentes”, salientou.

NOVO PARAÍSO – De acordo com o presidente do bairro Novo Paraíso, Emídio de Souza, o bairro conta com uma população de 9,5 mil pessoas, ou seja, cerca de 2,2 mil famílias. “O Mutirão da Cidadania era bastante esperado por toda comunidade, moradores do Novo Paraíso e mais nove bairros vizinhos. Para se ter uma idéia, antes de abrir o portão da escola, mais de 40 pessoas já aguardavam pelo início do evento. São serviços públicos de extrema importância para a população, como a emissão de documentos. Cerca de 17% dos moradores do nosso bairro estão excluídos de qualquer tipo de benefício por falta de algum documento pessoal”, frisou.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/321976/visualizar/