Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 30 de Janeiro de 2006 às 13:48

    Imprimir


Os alunos da Guarda Municipal de Trânsito de Sinop receberam um curso de noções básicas de pronto socorro. Eles receberam orientação de como retirar o capacete de uma vítima de acidente de trânsito, liberar vias aéreas com controle da cervical, como verificar a respiração, a circulação e o estado neurológico e como também imobilizar sem causar traumas no acidentado.

O curso foi oferecido pelo 4º batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (CBMI) nas dependências do quartel. Durante o dia de treinamento eles receberam orientação de como retirar o capacete de uma vítima de acidente de trânsito, liberar vias aéreas com controle da cervical, como verificar a respiração, a circulação e o estado neurológico e como imobilizar sem causar traumas no acidentado.

Todos esses ensinamentos foram aplicados em forma de simulações de situações que obrigariam o guarda a agir antecipando e facilitando o serviço dos bombeiros. Além dos detalhes ligados a questões de salvamento, os alunos ainda foram submetidos a avaliações referentes à ordem e á disciplina exigidos para o bom andamento e desenvolvimento dos trabalhos quando estiverem nas ruas. As atividades e simulações foram mescladas com algumas dinâmicas preparadas pelos bombeiros a fim de descontrair e promover um clima de harmonia, companheirismo e equipe entre os alunos.

“As pequenas brincadeiras impostas aos alunos nos possibilitou repassar ensinamentos como não tomar atalho para chegar ao destino, não pisar e não humilhar o próximo, não utilizar sua utilidade para o mal e não tomar nenhuma decisão quando estiver com ódio”, explicou o soldado Edivan, um dos coordenadores das atividades do curso. O responsável pela turma, instrutor e guarda municipal Benhur Carvalho, disse que a turma é apenas elogios. “Fiz questão de observar a raça e a garra presente em todos. Eles passaram por uma pressão muito grande, o que, com certeza, estará presente no seu dia-a-dia”, esclareceu ressaltando que fará questão de levar, à administração municipal, o desempenho obtido pelos novos guardas.

A guarda Denise endossou as palavras do instrutor dizendo que sente orgulho dos companheiros. “Vocês encararam barreiras demonstrando uma grande prova de coragem e respeito e é isso que temos que levar para as ruas”.

Após passarem por um “batismo”, uma espécie de trote de formatura, os alunos foram certificados e elogiados pelos bombeiros que fizeram questão de ressaltar a aptidão de todos para começarem a atuar nas ruas do Município.




Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322030/visualizar/