Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 30 de Janeiro de 2006 às 10:51

    Imprimir


Árvore nativa das zonas úmidas do sudeste asiático, a teca é considerada uma das madeiras mais caras do mundo e está sendo comercializada no município de Cáceres (215 km a Oeste de Cuiabá), a 900 dólares o metro cúbico. O município foi o primeiro do estado a cultivar a teca e possui uma área de cultivo de aproximadamente 15 mil hectares. O engenheiro agrônomo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Antônio Vila Terce, fala que as árvores que estão sendo cortadas possuem aproximadamente 25 a 30 anos de cultivo.

Em Cáceres, as toras de madeira estão sendo retiradas com 8 metros de comprimento e 45 centímetros de diâmetro (altura do peito). A teca é considerada madeira "tipo exportação" e utilizada para fabricação de móveis, casco de embarcações e reflorestamento - e os desbastes ou aparas laterais da planta estão sendo utilizados para produção de carvão. Muitas empresas preferem comprar madeira legalizada, como é o caso da teca, sendo utilizada para reflorestamento e contribuindo para a preservação ambiental.

Os estados do Pará, Rondônia, Maranhão, Goiás e Tocantins juntos possuem uma área de 50 mil hectares com o cultivo da madeira. “A teca é específica para reflorestamento, é uma madeira que demora de 25 a 30 anos para estar no ponto ideal de corte, enquanto a árvore no país de origem demora de 80 a 100 anos para produzir”.

Dentro do Centro de Pesquisa e Difusão de Tecnologia da Empaer, no município de Cáceres, possui um viveiro com capacidade para produzir anualmente mais de 2 milhões de mudas de teca. Segundo Vila, as mudas são produzidas através de sementes certificadas e comercializadas no valor de R$ 0,30 a muda. “O interessado deve fazer um contato prévio com o Centro para preparar as mudas para o ano seguinte”, esclarece.

No ano passado, o viveiro de Cáceres comercializou aproximadamente 1 milhão de mudas de teca e, para este ano, já foi firmado um contrato com produtores para produção de mais de 250 mil mudas. Para quem deseja uma boa aposentadoria e tem tempo de esperar, uma opção de investimento é a plantação de teca, uma árvore asiática, que em 25 anos a rentabilidade de cada hectare pode chegar a 50 mil dólares.

O interessado na produção da teca deve verificar com muito cuidado se as condições de solo e clima da região de plantio são adequadas. A árvore não suporta solos muito ácidos, como os do cerrado brasileiro. O ideal é que a terra tenha PH neutro ou ligeiramente ácido. Para um bom crescimento, a planta também precisa de um período seco de três a cinco meses por ano e de precipitações entre 900 a 2.500 milímetros. Baixas altitudes são prejudiciais e a árvore não suporta geada. Por isso, as plantações no Brasil estão concentradas em Mato Grosso. Mais informações no Centro de Pesquisa e Difusão de Tecnologia da Empaer – Fone: (65) 3291 1042.05





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322065/visualizar/