Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 27 de Janeiro de 2006 às 23:30

    Imprimir


O Clube Amigos da Terra (CAT), de Sorriso, aproveita o TecnoCampo 2006 para discutir o projeto Sorriso Vivo com os parceiros, e além disso, firmar novas parcerias, a partir da apresentação das ações já realizadas, e da idéia central do projeto. O presidente do CAT, Darcy Ferrarin, destaca a importância da participação da entidade no evento, promovido pela Fundação Mato Grosso, e realizado em sua sede em Sorriso. “Marcamos presença, pois sabemos da importância de manter os produtores informados e estarmos em permanente contato”, disse ele, ao observar o que o CAT apresenta em seu estande. Durante o evento o Clube está efetuando novas associações com produtores, o que prova a importância da entidade para o desenvolvimento das atividades agrícolas.

O projeto “Sorriso Vivo”, desenvolvido desde o ano passado, vem de encontro à idéia de diferentes parceiros, que em suas ações mostram a importância da preservação ambiental.

O Sorriso Vivo quer recuperar 4.100 hectares de área degradada. Na área piloto de reposição florestal, de pouco mais de 5 hectares, foram plantadas mais de 80 espécies de mudas nativas. A Fazenda Santa Maria da Amazônia foi escolhida para o desenvolvimento das primeiras ações.

O projeto, segundo Ferrarin, prevê a disseminação de práticas de agricultura sustentável - plantio direto AS/PD entre produtores rurais e assentados, visando minimizar o quadro de degradação ambiental e a conscientização de pescadores e sociedade em geral sobre manejo ambiental para a conservação de matas e rios, o fim da pesca predatória e a caça ilegal de animais. O projeto, segundo Ferrarin, é pioneiro na região e pretende-se ampliá-lo aos demais municípios da região. “A Educação Ambiental é um dos caminhos para que o ser humano possa se conscientizar sobre as ações de manejo que afetam consideravelmente o meio ambiente causando alguns problemas, tais como, a destruição da biodiversidade, das bacias hidrográficas, mudança climática, caça e pesca predatória, entre outros, ocasionando o desequilíbrio ecológico”, disse ele.

Para uma das responsáveis pela implantação do projeto, Cristina Delicato, o projeto visa promover o melhor aproveitamento econômico-social dos recursos naturais de Sorriso, através da disseminação de práticas da agricultura sustentável com plantio direto e ações educativas destinadas à sensibilização da sociedade sobre o seu papel na recuperação das áreas ambientais degradadas do município. “Temos certeza de que a comunidade de Sorriso irá abraçar as ações deste projeto”, ressaltou.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322087/visualizar/