Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 27 de Janeiro de 2006 às 18:40

    Imprimir


O governo do Estado está fazendo todos os esforços para que as aulas na Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, em Juruena (880 km a Noroeste de Cuiabá), comecem dentro do calendário regular. A escola atende 1.080 alunos e foi incendiada na última terça-feira (24). O início das aulas na rede estadual de ensino será no dia 13 de fevereiro.

Hoje (27) pela manhã a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, esteve em Juruena e, por telefone, informou que a comunidade local está desconsolada com a ação de criminosos que, em menos de um mês, já depredaram vários locais públicos: além da escola estadual, uma outra da rede particular, a sede local do Indea, a Exatoria, a prefeitura (incluindo o gabinete do prefeito) e até o cemitério.

No caso da escola Dom Aquino Corrêa, foram destruídas quatro das 12 salas de aula, a biblioteca, o refeitório, a secretaria e inutilizados vários aparelhos de ar-condicionado, computadores, carteiras, mesas e todos os matérias educativos e pedagógicos.

E tudo isso seria muito não fosse o prejuízo maior e talvez irrecuperável: todo o arquivo da escola se perdeu no fogo. Históricos escolares, certificados, lista de alunos, fichas de matrícula, enfim, toda a história de 20 anos da escola foi queimada, queimando consigo a vida escolar de milhares de alunos e ex-alunos. “Eles não queimaram apenas o prédio, eles destruíram a vida da escola”, disse Ana Carla, indignada.

Mas se não vai ser possível recuperar toda a vida passada da escola, ao menos o futuro está garantido. Uma grande mobilização já foi instalada na cidade para refazer as matrículas dos alunos, também perdidas no incêndio. A reabertura das matrículas começa já na segunda-feira (30) e vai até sábado (04.02). As rádios locais vão colaborar, carros de som vão avisar os pais e quem vive na zona rural também será de algum modo avisado.

“Faremos um mutirão aqui em Juruena. Já chamamos a diretoria da escola e convocamos todos os técnicos e professores para garantir que todos os alunos sejam matriculados”, afirmou a secretária.

Já os materiais pedagógicos serão repostos em tempo recorde: na semana que vem um caminhão partirá do almoxarifado da Seduc, em Cuiabá, rumo a Juruena. No caso das salas de aula, só algumas estão em condições de uso. Por isso, durante o período de reforma também haverá aula em um ginásio cedido pela prefeitura. De acordo com o prefeito de Juruena, Bernadinho Crozetta, a resposta pronta do governo do Estado à trágica situação vivida pelo município trouxe novo alento aos moradores. “A situação é difícil, mas com a ajuda do governo do Estado estamos confiantes!, afirmou.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322120/visualizar/