Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 26 de Janeiro de 2006 às 10:47

    Imprimir


Apesar da decisão do Governo do Estado em investir no patrimônio público, vândalos incendiaram na madrugada desta quarta-feira (25.01) o prédio da Escola Estadual D. Aquino Corrêa, em Juruena (880 km a Noroeste de Cuiabá). É o quarto incêndio criminoso recente na cidade.

O Governo do Estado reforçou o policiamento na cidade de Juruena. Segundo o secretário de Segurança Pública, Célio Wilson, os atos devem estar relacionados à operação desencadeada no mês passado pela sua pasta e a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) para reprimir a prática de crimes ambientais em áreas públicas.

O fogo não se alastrou porque moradores ajudaram a apagar o incêndio. Na ampliação do policiamento ostensivo está o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil da região.

A secretária de Educação, Ana Carla Muniz, diz que um grupo de pessoas tenta aterrorizar a cidade e infelizmente ataca toda a sociedade de Juruena, pois destrói patrimônio público que beneficia todos os cidadãos. Além da escola, houve vandalismo recentemente em prédios da prefeitura, de uma escola particular e do escritório do Indea.

“Houve queima de aparelho de ar condicionado, o telhado foi destruído e todo o prédio vandalizado. Lamento que tenha acontecido isto, principalmente com uma obra onde tem recurso público aplicado. O prédio é patrimônio da sociedade”, disse a secretária. “Foi um incêndio criminoso. Um grupo de vândalos que destruiu tudo”, completa.

A secretária pede à população que auxilie o Governo na fiscalização do patrimônio público e cultive a idéia de cuidar do bem construído com recursos arrecadados de todos os mato-grossenses. Por esse motivo, a atual gestão tem o Projeto “Minha Segunda Casa”, dentro da política educacional Escola Atrativa.

A escola, reformada em 2003 pelo Governo Blairo Maggi, atende 948 alunos. Na reforma foram investidos R$ 55,5 mil. Ela foi inaugurada em 1993. A secretária de Educação, Ana Carla Muniz, viaja para o município nesta quinta-feira (26.01) para discutir com a comunidade a forma de acomodar alunos para iniciar o ano letivo no próximo dia 13.

A secretária irá à Juruena nesta sexta-feira (27), acompanhada de engenheiros, para verificar uma solução imediata para buscar solução a fim de não prejudicar o calendário escolar. A unidade de ensino dispunha de 10 salas de aula e era a única de caráter público no município.

De acordo com dados do Boletim de Ocorrência registrado na delegacia do município, entre as perdas materiais estão: 140 cadeiras e mesas de sala de aula; documentação dos arquivos da escola e dos alunos; dois microcomputadores; cinco impressoras, sendo três a jato de tinta; quatro escrivaninhas; oito armários verticais de aço; quatro estantes de madeira; cinco cadeiras giratórias; um aparelho de DVD; um aparelho de ar condicionado; um armário de aço de quatro portas; dois “no breaks”. E recursos didáticos, como livros, fitas K-7 e enciclopédias.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322518/visualizar/