Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 25 de Janeiro de 2006 às 15:39
Por: Edimar Santos

    Imprimir


Autoridades dos municípios de Campo Novo do Parecis, Sapezal e Campos de Júlio, representantes do Governo do Estado e da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), participaram na última terça-feira (24/01) de um encontro com lideranças de 46 comunidades indígenas da região. O encontro, realizado no auditório da Escola Nossa Senhora Aparecida, deu início a discussão para a pavimentação do trecho que liga Campo Novo do Parecis à Sapezal.

A obra é um anseio antigo dos dois municípios que buscam encurtar as distâncias e facilitar o escoamento da safra. Também é vista com bons olhos pelo Governo do Estado que, através da Secretaria de Infra-Estrutura (Sinfra), desenvolve um audacioso projeto de integração estadual no sentido Leste-Oeste. O impasse fica por conta das comunidades indígenas, a quem cabe a decisão final, já que boa parte do trecho passa pela reserva indígena do povo Paresí-Halíti.

Em suas palavras, durante o encontro, o prefeito de Campo Novo do Parecis, Sérgio Stefanelo explicou que além de encurtar as distâncias entre Campo Novo e Sapezal a pavimentação seria uma boa solução para os problemas de tráfego da estrada que já não suporta mais o intenso fluxo de veículos, a maioria carretas e caminhões. Durante o período chuvoso, principalmente, a estrada fica intransitável, prejudicando diretamente as comunidades indígenas que contam com a renda do pedágio.

Os municípios e o Estado preferem o traçado mais curto, ligando diretamente os dois municípios, porém, a estrada está sob interdito proibitório na Justiça Federal. De acordo com o procurador da Funai-MT, César Augusto Lima, que também participou do encontro, o interdito pode ser questionado e derrubado pela justiça desde que a iniciativa parta das comunidades indígenas.

Após quase um dia inteiro de discussão e debate lideranças indígenas e autoridades chegaram a um consenso. A definição positiva ou negativa da pavimentação e o seu possível traçado dependerá do resultado de um Estudo de Impacto Ambiental e Antropológico, que deverá ser feito nas duas estradas.

O prefeito de Campo Novo do Parecis, Sérgio Stefanelo apreciou o resultado e afirmou que a obra possui uma grande importância para o município, porém, destacou que a iniciativa tem que partir da comunidade indígena. “As nossas vontades estão subordinadas às decisões deles (indígenas). Em todo momento procuramos respeitar a vontade deles”, concluiu Stefanelo.

Foto Legenda: Prefeito de Campo Novo do Parecis, Sérgio Stefanelo durante o encontro com lideranças de 46 comunidades indígenas: “O encontro foi o pontapé inicial para a resolução do problema daquela estrada, tanto para os municípios, que sofrem com os gastos de manutenção, quanto para os índios que ficam prejudicados com a queda na arrecadação do pedágio”.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322708/visualizar/