Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 25 de Janeiro de 2006 às 08:57

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento através da equipe da Vigilância Epidemiológica continua combatendo com ênfase no início deste ano o mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti, em Nova Mutum. Agentes de Endemias já estão fazendo visitas domiciliares, identificando possíveis focos e também orientando a comunidade, num trabalho de “Educação e Saúde”.

Nos meses finais do ano de 2005 a equipe da Vigilância, coordenada por Eurípides Moreira Lopes, havia constatado um número expressivo de possíveis criadouros, mas a situação foi normalizada. No total foram fiscalizados mais de sete mil imóveis na área que compreende o município. “Devido às chuvas, os meses de janeiro e fevereiro são considerados críticos, já que aumentam os locais de proliferação dos mosquitos. Dessa forma estaremos trabalhando no intuito de prevenir”, comenta.



O resultado do trabalho da equipe pode ser observado através do número de casos registrados no decorrer de 2005. Conforme os dados do Escritório Regional de Sinop, de janeiro a novembro foram 132 notificações e 57 casos confirmados. Apesar de ter sido o maior índice de infestação de Aedes em Mutum, do inicio do mês de dezembro até o dia de hoje não foi registrado nenhum caso de Dengue.



No ano passado os agentes de endemias utilizaram também uma estratégia diferente para orientar a comunidade sobre a Dengue. Através de palestras nas escolas. “Abordamos principalmente as técnicas para eliminar os locais de procriação, além de sintomas e conseqüências da doença”, disse. Medidas simples como colocar areia nos pratos dos vasos de plantas, tampar a caixa d’água e retirar dos quintais os pneus e qualquer objeto que acumule, são de grande ajuda.



Os sintomas mais comuns da dengue são: febre, dores no corpo, principalmente nas articulações e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322776/visualizar/