Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 24 de Janeiro de 2006 às 10:27

    Imprimir


O município de Barra do Garças terá sua primeira usina experimental de processamento de biodiesel até o final deste ano, com funcionamento previsto para os primeiros meses de 2007. O investimento inicial anunciado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, com escritório na cidade, será de R$ 1,8 milhão, segundo anunciou Aldo di Bagio, adido do Ministério das Políticas Agrícolas e Florestais da Itália.

O adido liderou uma visita da comissão italiana ao Estado, inclusive Barra do Graças, no último dia 19, quando fez o anúncio, durante reunião realizada no Auditório Municipal da Prefeitura local. Na ocasião, também foram discutidos a produção de soja da região, exportação de carne e intercâmbio de zootecnia.

A fase experimental da usina vai utilizar a semente do girassol e está sendo estimado uma produção, na primeira safra, de algo em torno de 5 mil toneladas de biodiesel. A logística para o transporte obedece primeiramente ao consumo local e, se houver excedente, nas próximas etapas, poder-se-á optar pelo Ferro Norte, a 238 km de Barra do Garças, na cidade de Alto Araguaia, ou ainda o retorno de frete para os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR) de caminhões que abastecem os postos da cidade. A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, com escritório em Barra do Garças, deve nos próximos meses contatar parceiros para o cultivo de girassol no município.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Fabiano Dall Agnol, em seu início a usina piloto vai emprega cerca de 20 técnicos e gerar outros 400 empregos diretos e indiretos.

O prefeito Zózimo Chaparral disse que a participação da Câmara Ítalo –Brasileira está sendo fundamental para o intercâmbio comercial entre Itália e o município. O leque de ação desta parceria tem participação, além da Prefeitura de Barra do Garças, do governo estadual, além de outras instituições que já se manifestaram participar deste intercâmbio, a exemplo da Federação das Indústrias de Mato Grosso, entre outros.




Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322986/visualizar/