Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 23 de Janeiro de 2006 às 10:12

    Imprimir


Município histórico da Baixada Cuiabana, Poconé comemorou 225 anos de emancipação política. Uma missa solene na igreja matriz deu início as festividades, contando com a presença do governador Blairo Maggi, do prefeito Clóvis Martins, do procurador-geral de Justiça, Paulo Prado, e demais autoridades. Após a missa,foi lançado o livro “Poconé em Prosa e Verso”, da poetisa Ângela de Moura Campos

A missa solene foi celebrada pelo pároco local, padre Joaquim Tébar, que agradeceu ao Governo os investimentos no município. Da celebração também participaram o deputado estadual Campos Neto.

Em discurso, Maggi lembrou que as mudanças promovidas no Fundo de Fomento à Cultura possibilitaram aos artistas, escritores e produtores mais facilidade para acessar os incentivos de forma mais democrática e justa, estimulando ainda mais a cultura tão peculiar do estado. “Bons projetos, a exemplo deste livro, puderam ir em frente sem que seus autores necessitassem buscar uma carta de crédito, como era anteriormente, para depois peregrinar recursos”, destacou o governador.

O prefeito Clóvis Martins considerou a participação de Maggi na comemoração do aniversário da cidade uma oportunidade para agradecer ao Governo pelas ações realizadas no Município. “O Governo não deixou de olhar por nosso município e as ações realizadas estão contribuindo para mudar o perfil de Poconé”, agradeceu Clóvis.

Maggi voltou a enfatizar a estratégia de governo de promover investimentos em áreas prioritárias, contemplando todos os municípios do Estado. “Poconé não é diferente das outras 140 cidades de Mato Grosso. Por isso, o Governo se preocupa com investimentos que possam trazer asfalto, habitação, saúde, segurança, infra-estrutura, regularização fundiária, pois o Estado é obrigado a devolver ao cidadão o que ele paga em impostos”, ressaltou.

Maggi afirmou também que neste ano o Governo terá como prioridade para Poconé a recuperação da estrada de acesso a BR-070. “Todos os esforços são também para fazer com que a população tenha consciência de que o que é público deve ser zelado, respeitado e fiscalizado, pois um estado é do tamanho que podemos tê-lo e fazê-lo”, finalizou.

Após o lançamento do livro, o governador assistiu junto com o prefeito e o procurador Paulo Prado a uma partida de futsal no ginásio municipal Madre Luiza Bertrand.

HISTÓRIA – O município foi fundado em 21 de janeiro de 1781, ocasião em que o mestre de Campo Antonio José Pinto de Figueiredo, a mando do governador da Capitania, o capitão-general Luiz de Albuquerque de Mello Pereira e Cáceres, lavrou a Ata de Fundação do Arraial de São Pedro d’El Rey. Em 25 de outubro de 1831, foi criado o município, com o nome de Vila de Poconé, nome originado da etnia que habitava a região, os índios beripoconé.




Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/323224/visualizar/