Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 23 de Janeiro de 2006 às 09:04

    Imprimir


Porto Estrela - O Prefeito Mauro André Businaro, em entrevista ao OEM falou sobre as metas programadas para este ano, que inclui melhorias substanciais em todos os setores, visando melhorar a qualidade de vida da população.

OEM - Prefeito, como estão os trabalhos iniciais neste ano de 2006?

Prefeito - Neste ano, estamos com uma vasta programação de metas a serem atingidas, como a solução do problema da água na cidade, que deverá acontecer a partir de abril, com isso, vamos procurar resolver definitivamente esse grave problema enfrentado pela população. Já resolvemos os problemas com o INSS, assim como da Previ-Porto, agora estamos procurando iniciarmos a programação de obras.

OEM - Quais as prioridades, em termos de obras para estes dois primeiros meses?

Prefeito - Estamos realizando pequenas reformas nas escolas municipais. Na escola Izabel Faria, estamos melhorando a parte estrutural, como piso, bebedouros, refazendo a cozinha e vamos fazer o refeitório. Adquirimos um terreno anexo para ampliarmos a escola, decorrente da grande demanda de alunos. Outra coisa importante, para a Escola Izabel Faria, é que estamos próximos de sermos contemplado com uma quadra coberta que vai ser construída na referida escola, que é um dos cartões de visita do setor educacional do nosso município. Ainda para o setor educacional, estamos realizando revisão mecânica nos ônibus.

É importante frisa, que a cidade está com uma grande expectativa para a realização de trabalhos de urbanização. De modo que, vamos trabalhar com afinco, para que a população possa fazer uma avaliação positiva em dezembro de 2006. Queremos mexer na coleta de lixo, com uma equipe varrendo as ruas, limpeza dos terrenos baldios. Aliás, queremos que seja feita uma lei especifica para os terrenos baldios, para que seja urbanizado e manutenção constante da limpeza. Estamos verificando a parte de distribuição de cestos de lixos padronizados.

OEM - Qual a estratégia utilizada pela administração, para que todos os setores funcionem conforme a programação?

Prefeito - Estamos criando para a cidade um grupo de gestão, para que possamos idealizar Porto Estrela para os próximos três anos. Na parte de administração já fizemos algumas mudanças. A Secretaria de administração terá como titular o Gilmar Zanélia; estamos preparando para atender a solicitação do Tribunal de Contas que quer a aplicação direta sobre o APLIC. De modo que, estamos nos preparando e estruturando para implantarmos uma estrutura forte para trabalhar harmonicamente.

OEM - O Sr. está recebendo apoio para administrar o município?

Prefeito - O deputado René Barbour destinou duas emendas para o nosso município, para construção de poços artesianos. Estamos planejando visitar outros deputados, visando conseguirmos mais apoio, inclusive no mês de fevereiro iremos a Brasília para sensibilizarmos a bancada federal de nosso estado, para destinar benefícios para Porto Estrela. Mas, antes de tudo, vamos colocar a casa em ordem e fazer o dever de casa. Estamos concluindo a organização e vamos sair da inadimplência, ai sim, realizaremos amplas visitas para fortalecermos entendimentos e buscar parcerias para que possamos realizar uma administração de muitos avanços na parte estrutural da cidade e o município ao todo, avançando na melhoria da qualidade de vida da população. Veja por exemplo, o Senador Jonas Pinheiro conseguiu uma emenda para Porto Estrela em 2001, para eletrificação rural, a qual está parada. Vamos resgatar essa emenda e resolver muitos problemas da zona rural, por falta da preciosa energia elétrica.

OEM - Para que haja uma boa administração, é necessário harmonia entre os dois poderes. Como esta o relacionamento entre Executivo e Legislativo?

Prefeito - Espero que haja essa harmonia. Vamos aguardar a abertura dos trabalhos do legislativo. Os vereadores têm que entender que o município precisa dos trabalhos deles. Mas, um trabalho aberto, que não seja parcial, voltado para a população. Espero e tenho certeza que a câmara encontrará o caminho dela e consigamos realizar uma ampla parceria de união em prol de nosso município que encontra se muito carente em todos os setores.

OEM - Como esta a economia do município?

Prefeito - Somos um município que busca uma identificação na sua economia. O Consorcio Intermunicipal do Médio Norte, o qual fazemos parte, veio para nortear os municípios na busca da sua identificação econômica. O nosso município já está trabalhando com a criação de Ovinos, inclusive temos o Frigorífico em fase final de instalação, bem como temos muitos produtores voltados para essa produção. Porto Estrela esta se adaptando também para entrar na era da produção dos abacaxis. Outra grande noticia, que mostra que o nosso município busca uma solidificação econômica, é que Porto Estrela será beneficiado com uma fabrica de calcários, cal e pedras de vários tamanhos. Por isso, acredito que com essas novas fontes sendo introduzidas, outros avanços virão, como a melhoria de hotelarias, restaurantes,... O município já está produzindo soja, através do nosso deputado René Barbour que é grande empresário de nosso município e região, assim como a família Sansão que está produzindo cana-de-açúcar. Tenho certeza de que, através de ações conjuntas, em três anos Porto Estrela já estará com sua identidade econômica definida.

OEM - O Sr. assumiu a administração do município a menos de 4 meses. Como está o apoio do Governo do Estado?



Prefeito - O Governador do Estado irá inaugurar os 7.5 km de asfalto da rodovia que liga Barra do Bugres a Porto Estrela. Nós vamos reivindicar para que ele conclua o asfalto até nossa cidade. Com relação às estradas no município que são de responsabilidade do Estado, não tivemos nenhuma ajuda, obrigando a Prefeitura investir recursos próprios para mantê-las trafegáveis.Isso é até justificavel, decorrente de que o município estava inadimplente.

OEM - O município foi contemplado com um veiculo para a Policia Militar?

Prefeito - Sim, com um veiculo Pálio, o qual veio em boa hora, uma vez que, é um veiculo mais alto e muito ajudará para que a nossa polícia possa proteger a nossa população. Aproveitamos para agradecer o Governo do Estado por ter destinado esse beneficio para o nosso município.





Fonte: Estadão Matogrossense

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/323249/visualizar/