Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 23 de Janeiro de 2006 às 07:39
Por: Silvana Ribas

    Imprimir


Seis viaturas e 212 policiais militares fazem o policiamento ostensivo em Várzea Grande. São 250 mil habitantes distribuídos em 278 bairros numa área de 938,057 km quadrados, onde se concentram 1,2 mil bares e lanchonetes, 14 agências bancárias, 129 postos de gasolina e 239 escolas. A proporção é de um PM para cada 3,5 mil moradores por turno de trabalho. O efetivo ideal, segundo a própria PM, seria de 480 policiais utilizando pelo menos 19 viaturas.

Enquanto o efetivo ideal não chega, os 212 PMs se desdobram em três turnos, o que reduz o efetivo para 70 militares por turno. Na região do Grande Cristo Rei, onde vivem cerca de 100 mil pessoas, o policiamento é feito com cerca de 30 PMs por turno, com o efetivo de 85 policiais lotados na Companhia de Policiamento do Parque do Lago.

A expectativa de melhoria fica por conta da conclusão das obras do prédio onde será instalada o 10º Batalhão de Polícia Militar de Mato Grosso, onde funcionou a Companhia Independente de Operações Especiais da PM (Cioe). Segundo o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, em Várzea Grande, tenente-coronel Antônio Ribeiro de Morais, a previsão da prefeitura, que investe R$ 70 mil na reforma, é entregá-lo em fevereiro. O efetivo previsto para atuar no 10º Batalhão é de 100 PMs. O 4º Batalhão também cederá metade dos veículos para o novo comando, que receberá viaturas, motocicletas e bicicletas para o policiamento ostensivo. Pelo efetivo reduzido, o comandante Morais disse que diminuiu o tempo de descanso dos soldados.

O efetivo oficial do 4º BPM é de 263 homens. A curto prazo a opção tem amenizado o problema, mas com o passar do tempo o desgaste imposto pela pesada jornada acaba afastando os policiais por doenças. Atualmente, seis estão afastados para tratamento de saúde. Diariamente outros quatro deixam de trabalhar justificando problemas de saúde pessoal ou familiar, informa o comandante. Outros 35 estão em férias, cinco gozam de licenças especiais por tempo de serviço. Dois estão a disposição do judiciário, quatro estão afastados e respondem processos administrativos. Do efetivo reduzido a 212 PMs para atuar no policiamento e em atividades administrativas, o 4º Batalhão mantém um policial no cartório eleitoral, três em Juizados Especiais, e seis no fórum da cidade.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/323266/visualizar/