Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 20 de Janeiro de 2006 às 17:37

    Imprimir


Obra centenária e parte do patrimônio religioso de Cuiabá, o Seminário da Conceição, ao lado da igreja do Bom Despacho, também está sendo restaurado com a importante parceria da iniciativa privada. O local foi vistoriado pelo governador Blairo Maggi e o secretário de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, acompanhados pelo arquiteto responsável pela obra, Estevão Alves Corrêa.

O prédio do antigo Seminário da Conceição, construído em 1858, abrigava o Museu de Arte Sacra, conforme acordo entre o Governo do Estado e a Mitra Diocesana, ocupando o andar superior. Com a reforma, além do museu, a Secretaria de Estado de Cultura vai instalar também a Pinacoteca Estadual.

De acordo com o arquiteto especializado em recuperação de patrimônio histórico, a obra está sendo restaurada de forma a preservar todos os detalhes da construção. O telhado já foi totalmente trocado, sendo substituído por telhas coloniais.

O Museu de Arte Sacra está desativado desde 1994, justamente por conta das péssimas condições físicas do prédio. As peças, que foram transferidas para um prédio alugado pela Secretaria de Estado de Cultura, também estão sendo restauradas.

A reinauguração das obras do Seminário da Conceição está prevista para o primeiro semestre deste ano. Tombado em 1977, o Seminário já abrigou a Escola Normal do Estado, um hospital e a cadeia pública.

Da iniciativa privada o projeto do seminário recebeu recursos da Fundação John Deere, no valor de R$ 800 mil, dos quais R$ 700 mil foram captados por meio da Lei Federal Rouanet, de Incentivo à Cultura, e o restante são recursos próprios.

CENTRO HISTÓRICO - O investimento no prédio do seminário é um dos projetos do Programa Estadual de Recuperação do Patrimônio Histórico de Mato Grosso, que envolve uma política de valorização e revitalização de todo o centro histórico de Cuiabá, em um total de 1.005 imóveis. O patrimônio do Centro Histórico de Cuiabá foi tombado pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1987.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/323578/visualizar/