Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 19 de Janeiro de 2006 às 13:26
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Promovido pela Secretaria Municipal de Administração e Finanças de Nortelândia, em parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda, teve inicio nesta quinta-feira, 19, o Seminário Consciência Fiscal, dirigido aos servidores públicos municipais e estaduais no município, com o objetivo de trabalhar a conscientização de cada cidadão no aumento da arrecadação do município e no combate a sonegação fiscal. Desde o ano passado, o município desencadeia uma ampla campanha, com distribuição de panfletos, camisetas, palestras em escolas, Associações de Bairros, blitz nas ruas da cidade, entre outras ações, como a doação de computadores para a escola que obtiver o maior valor em notas fiscais.

Na abertura do seminário, o Prefeito Municipal de Nortelândia, Vilson Ascari (PP), falou sobre as perspectivas para 2006, elencando os projetos a serem executados neste ano, como o assentamento de 50 famílias dentro do Projeto Nossa Terra, Nossa Gente em parceria com o Governo do Estado, através do Intermat. Em parceria com o Instituto Camargo e Senar, a instalação de uma escola em movelaria e com o município em Costura. O projeto de distribuição e plantio de mudas de abacaxi, patrocinado pela Petrobrás em parceria com o município e o estado. Ascari anunciou ainda projetos protocolados nos ministérios em Brasília, da ordem de R$ 2, 7 milhões, através de emendas dos Deputados Federais Pedro Henry e Wellington Fagundes e a Senadora Serys Marli, para investimentos em pavimentação asfaltica, poços artesianos, galerias, casas populares e um P.S.F – Posto de Saúde da Família no Bairro da Ponte, entre outras. “Se esses recursos forem liberados pela União teremos obras importantes e essenciais sendo levantadas no município, além de gerarmos empregos na construção civil” salientou o prefeito.

O Secretário Municipal de Administração, Ruberley Gomes de Resende, fez uma apresentação sobre os dados econômicos do município, mostrando os números referentes ao ICMS, FPM e arrecadação própria como o IPTU e ISS. Resende mostrou ainda o trabalho realizado no ano passado que resultou no aumento da arrecadação em ICMS neste ano. “Fizemos um trabalho junto a produtores e empresas que melhorou o índice, mas ainda é pouco, para se ter uma idéia, na área comercial dos 94 que deveriam fazer a GIA, apenas pouco mais de 30 fizeram” lamentou ele.

Em seguida foi encenada a peça teatral Consciência Fiscal, com oito alunos da rede municipal, coordenada pelo professor Dick Marques, ator e servidor da Secretaria de Estado da Fazenda, abordando o tema, buscando sensibilizar a platéia quanto à exigência da Nota ou Cupom Fiscal, bastante aplaudida pelo público local.

O Coordenador Estadual do Programa de Consciência Fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda, Odenor de Aquino, proferiu uma palestra com o tema Servidor Público e Responsabilidade Fiscal. No período vespertino, Adenor Aquino, se reuniu com as lideranças de associações de bairros.

Nesta sexta-feira, o público alvo do seminário são produtores rurais, comerciantes, sindicatos rurais, do comércio e Associação de Produtores. No último dia, Adenor Aquino, aborda o tema Cidadão e a Responsabilidade Social e o Coordenador do Programa de relacionamento com os municípios, Tony Bicudo, sobre a importância da gia para a economia do município.





Fonte: RepórterNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/323934/visualizar/