Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 19 de Janeiro de 2006 às 11:01

    Imprimir


Seis deputados estaduais participaram esta manhã da solenidade de entrega de veículos ao Indea realizada na Praça das Bandeiras. No evento, foram entregues 72 veículos da marca Fiat, modelo Uno Flexpower para onze unidades do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) de Mato Grosso; à secretaria de Indústria e a dois Postos Fiscais.

A aquisição dos veículos custou R$ 1,5 milhão, recursos arrecadados com a contribuição do Fundo de Competitividade da Carne. Dos 141 municípios mato-grossenses, 60 deles foram contemplados na distribuição dos automóveis. Cada um custou R$ 20,820 mil. A aquisição foi feita por meio de pregão eletrônico realizado em dezembro de 2005.

Das 12 Unidades de Supervisão, a única que não foi contemplada com veiculo foi a de Juína. Para o município, o governo e o Indea fecharam convênio com o Ministério da Agricultura para aquisição de uma caminhonete, que deve ser entregue no mês de fevereiro ou março deste ano.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Babosa (PMDB), lembrou que Mato Grosso já foi considerado área de risco, zona tampão, que delimitava o comércio da carne bovina à exportação. “Tentaram descobrir focos de aftosas no estado, mas graças a Deus foi um alarme falso. Hoje os números mostram que os 27 milhões de cabeças de gados, 99,45%, estão vacinados. Isso nos dá a garantia de que em breve o Indea chegará a 100% da vacinação de todo o rebanho mato-grossense”, disse Silval Barbosa.

O primeiro-secretário, José Riva (PP), disse que a aquisição dos veículos possibilita ao Indea implementar a fiscalização em todo o estado. “A pecuária é um dos setores mais importantes da economia mato-grossense. Por isso merece toda a atenção. Felizmente Mato Grosso está livre da febre aftosa há dez anos, mas se tivermos surtos da doença será a falência do segmento no estado”, observou.

Chico Daltro (PP) disse que fez parte da equipe de erradicação da febre aftosa quando foi secretário estadual de Agricultura. Elogiou a parceria dos pecuaristas com o Executivo e com o governo federal. Para o parlamentar, o investimento será revertido em resultados positivos aos pecuaristas e também à sociedade.

“A erradicação da febre aftosa é um trabalho que há dez anos o estado mantém. Essa condição precisa ser mantida, porque no ano passado houve embargo da carne brasileira por causa de focos da doença nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, afetando a economia de todo o País”, observou Chico Daltro.

Para o deputado Sérgio Ricardo (PPS), a aquisição dos veículos mostra a preocupação do governo com um segmento importante para a economia mato-grossense. “O estado é um dos maiores produtores de carne bovina do país, por isso é imprescindível que o governo invista nesse setor. Essa é uma das formas de os pecuaristas garantirem também a qualidade do gado mato-grossense no mercado internacional. A falta de investimentos pode comprometer não somente a economia local, mas também a nacional”, disse o parlamentar.

José Carlos de Freitas (PFL) afirmou que o Indea está fortalecido e que o instituto terá melhores condições para fiscalizar de forma eficaz todas as unidades em todo o Estado. “A fiscalização é de suma importância e, agora, Mato Grosso passa a ter condições de vacinar 100% da produção bovina. Além disso, o setor é fundamental para a economia mato-grossense que gera em torno de 30 mil empregos diretos e indiretos”, observou o pefelista.

Já o deputado Carlos Brito (PDT) elogiou a iniciativa do governo estadual no esforço de erradicar a febre aftosa em Mato Grosso. “São dez anos sem a doença em nosso território. É um sucesso para a economia e também para a saúde pública. Os veículos vão dar aos fiscais um controle maior por parte do Indea da produção em todo o Estado, melhorando tanto a estrutura, como também a logística do instituto”.

Abaixo número de veículos distribuídos por segmentos:

Unidade Regional de Sinop – 02

Unidade Regional de Barra do Bugres – 11

Unidade Regional de Barra do Garças – 12

Unidade Regional de Cáceres – 04

Unidade de Cuiabá – 08

Unidade Regional de Lucas do Rio Verde – 06

Unidade Regional de Matupá – 03

Unidade Regional de Pontes e Lacerda – 02

Unidade Regional de Rondonópolis – 11

Unidade Regional de São Felix do Araguaia – 04

Unidade Regional de Sinop – 06

Secretaria de Estado de Industria, Comércio e Energia – 01

Postos Fiscais -02





Fonte: A Notícia Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/323971/visualizar/