Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 18 de Janeiro de 2006 às 15:35
Por: JESIEL PINTO

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde, na ocasião em que se comemora o Dia Estadual de Luta Contra a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, mobilizou as Prefeituras municipais para que adotem estratégias de informação, realização de palestras e alertas sobre esse tipo de violência.

O secretário adjunto de Saúde, Antonio Augusto de Carvalho, explicou que “o combate à exploração sexual e a violência praticada contra crianças e adolescentes um ato de prevenção uma vez que é obrigação do Estado promover a saúde do cidadão. A Saúde segue a política pública do Estado de realizar ações casadas com a Secretaria de Estado de Segurança no enfrentamento do problema de violência cometida contra crianças e adolescentes sendo a Educação em Saúde um instrumento valioso nesse campo. Levar educação e informação sobre a saúde tem se provado um meio eficaz de combate ao problema”.

As Secretarias municipais de Saúde estão sendo parceiras do Estado na promoção das ações de conscientização da população no combate à violência contra infância e a adolescência. A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá escolheu o bairro Jardim Vitória II para centralizar ações contra a violência praticada contra menores. O bairro é um foco de concentração desse tipo de ocorrências.

A Saúde municipal, em parceria com a Assessoria de Educação em Saúde do Estado e o Escritório Regional de Saúde da Baixada Cuiabana, estará realizando, na unidade de Saúde do bairro Jardim Vitória, amanhã (17.01), uma peça teatral divulgando o problema. Após a peça teatral será apresentada, por Alda Helizabeth Iglésia Azeredo, uma palestra sobre a violência praticada contra menores com o tema “Violência Intra-familiar”.

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande optou por sensibilizar a população de seu município com ações de Educação em Saúde, com abordagem e veiculação de peças radiofônicas e panfletagem junto aos moradores, em centros de concentração e trânsito de pessoas.

PALESTRA - Alda Helizabeth trabalha há alguns anos com a infância e a adolescência, num projeto intitulado “Acolhendo Vítimas da Violência”. O projeto, atualmente, está na fase de elaboração científica quando entra na fase de treinamento de profissionais para funcionar como multiplicadores de informações.

Ela disse que a palestra “vai abordar variáveis diversas do problema, o que será definido pelo tipo de público encontrado”. Na palestra a médica ressaltará a importância de que as famílias detectem indícios que possam colocar as crianças em situações de risco, ressaltam o papel do pai responsável, que interativa com a criança desde o pré-natal, passando por reuniões com professores na escola e conversar pessoais com os filhos.

O público presente à palestra de Alda Helizabeth poderá, também, receber informações sobre os maus-tratos que podem ser infligidos às crianças e adolescentes. “Entre os maus tratos não podemos deixar de mencionar a negligencia paternal. Não dar vacinas às crianças e negar-lhes os direitos básicos preconizados pelo Estatuto da Criança também é uma forma de maus-tratos”, informou a palestrante.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/324094/visualizar/