Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 14 de Janeiro de 2006 às 16:31

    Imprimir


O deputado estadual Carlos Brito (PDT) foi convidado pela comunidade de São Gonçalo Beira Rio para ser rei, pela 2ª vez, da tradicional festa que as famílias ribeirinhas realizam anualmente. Os festejos começam às 8 horas deste sábado (14) e prosseguem até a noite de domingo (15). Na oportunidade, será inaugurada a Capela de São Gonçalo, cuja estrutura da obra foi viabilizada pelo parlamentar. O presidente da Associação dos Moradores do São Gonçalo, Dalmi Lúcio de Almeida, explica que Brito tem desempenhado importantes trabalhos na comunidade, como asfaltamento de 2,4 mil metros na principal rua de acesso, restauração e idealização do Centro Sócio Cultural e do Restaurante Regionalíssimo.

Programação: Sábado (dia 14):

08h00- Procissão

09h00- Missa Solene

10h00- Chá-com-bolo

21h00- Levantamento do mastro

22h00- Dança do São Gonçalo

23h00- Dança do Siriri-Grupo Flor Ribeirinha

23h30- Sopa

Domingo (dia 15): 08h00- Torneio de Futebol

12h00- Almoço

14h00- Matinê até às 20h

Histórico

A Comunidade São Gonçalo Beira Rio, fundada no século XVIII, está localizada à margem esquerda do rio Cuiabá, a 11 quilômetros do centro da cidade, entre os córregos São Gonçalo e Lavrinha, no Distrito de Coxipó.

Ao longo desse dois séculos, São Gonçalo sofreu com o processo de expansão capitalista, mas conseguiu manter, com dificuldades e atualmente com o apoio do governo do Estado, suas manifestações artísticas e culturais, principalmente o artesanato em cerâmica (herança de seus antepassados), as danças típicas (cururu, siriri, boi-a-serra) e a gastronomia. De linguagem típica cuiabana, sua população mestiça é predominantemente masculina e de idosos descendentes de portugueses, espanhóis e índios Bororo. Hoje a comunidade ribeirinha é formada por grupos familiares distribuídos entre 80 famílias, numa estimativa de 400 moradores.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/324916/visualizar/