Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 12 de Janeiro de 2006 às 23:46

    Imprimir


Os investimentos do Governo de Mato Grosso em Rosário Oeste são oportunidades para avançar na qualidade de vida da população. Com forte impacto social, esses investimentos reúnem 890 casas e 815 filtros de água para todas as comunidades rurais do Vale do rio Cuiabá (Baixada Cuiabana), dos quais 38 foram entregues no município nesta quinta-feira (11.01), no Projeto de Assentamento Socó - Comunidade Pai Caetano.

Cada uma das famílias também recebeu uma casa própria em substituição às casas de barro, cujas chaves foram repassadas pelo governador Blairo Maggi e secretários da Administração Estadual. As residências são do Programa Nossa Terra Nossa Gente, coordenado pelo Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), em parceria com o Governo Federal, via Incra. As famílias que moram nas localidades do município são de gerações centenárias, nas quais os costumes e a agricultura de subsistência são repassados ao longo do tempo.

No total, as comunidades rurais do município receberam 346 casas de 42 metros quadrados cada. Elas têm sala, dois quartos, cozinha e varanda. O governador também autorizou a licitação para construir mais 297 novas casas do programa no município.

Os filtros de água adquiridos pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) contemplam 3,5 mil famílias do Programa Nossa Terra Nossa Gente em nove municípios do Vale do rio Cuiabá. O benefício total abrange uma população de cerca de 15 mil pessoas, o equivalente a toda a população do município de Rosário Oeste. Segundo a secretária Terezinha Maggi, a entrega de filtros representa a verdadeira inclusão social.

“Essas famílias de assentados recebem qualidade de vida, que é a saúde para crianças e adultos. Essas pessoas nunca foram olhadas por ninguém. E hoje o Governo Blairo Maggi está presente, dando o direito deles, um benefício que vem dos impostos. Então isso aqui é uma prestação de contas do Governo”, disse a secretária.

Dona Mariana Márcia de França, de 35 anos, do Projeto de Assentamento Socó, é um dos retratos dessa situação. “Esta casa é importante, um sonho para o lugar da casa de barro. Na época de chuva, como agora, tinha muita goteira. Minha mãe nasceu aqui e eu também. Muita chuva atrapalha no dia-a-dia”, diz Mariana, contemplada pelo conjunto de filtro e casa. Na nova casa, vão morar ela, o marido e dois filhos. No pedaço de terra do quintal, a dona-de-casa planta milho, mandioca e feijão para consumo próprio.

O governador Blairo Maggi informou ao grupo de beneficiados pelas ações que as casas são resultado da ação integrada do Governo do Estado, do Governo Federal e da Prefeitura de Rosário Oeste na busca dos recursos. “A missão do nosso Governo é mudar a vida das pessoas. E isso nós fizemos com o Programa Nossa Terra Nossa Gente. As pessoas viviam em casa de adobe, de barro”, afirmou. “Temos a questão da saúde, como o barbeiro e insetos que vivem na casa de barro e que podem trazer doenças para crianças e adultos”.

O presidente do Intermat, Jair Mariano, observou que o filtro é uma política pública que corrige um problema de saúde, pois nesta época do ano era comum a água das comunidades ser imprópria para o consumo. “A água de cacimba tomada tem impurezas trazidas pela chuva e faz mal para as crianças e adultos, o que causa doenças e mais problemas”, explicou.

Em todo o município, o Governo de Mato Grosso já investiu R$ 7,2 milhões, sendo R$ 4,2 milhões em 521 casas das comunidades rurais.

O prefeito de Rosário Oeste, Zeno Gonçalves, agradeceu as 18 pessoas da comunidade que auxiliaram na organização dos recursos para a construção das casas e que deram apoio ao Intermat. Ele agradeceu a parceria de resultado entre a gestão do governador Blairo Maggi e o Governo Federal, por meio do Incra. “Estas casas são resultados do apoio e trabalho honesto, do político que volta para a comunidade e diz que valeu a pena acreditar no governo”, afirmou.

Acompanharam o governador, além da secretária Terezinha Maggi e Jair Mariano, os secretários Luiz Antônio Pagot (Casa Civil), Vilceu Marchetti (Infra-estrutura), coronel Orestes Oliveira (Casa Militar) e os deputados Vera Araújo e Sérgio Ricardo.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/325336/visualizar/