Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 11 de Janeiro de 2006 às 19:56

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres, através da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, procedeu na manhã de ontem a incineração de 150 quilos de caramujos africanos. A incineração foi feita no Distrito do Caramujo, a 30 quilômetros de Cáceres.

Os caramujos foram capturados em vários terrenos baldios da cidade. Num período de dez dias, foi a segunda incineração. A proliferação do molusco é tão grande que a SMS designou uma equipe, composta por dez pessoas, que está trabalhando especificamente na captura dos caramujos.

A coordenadora de Vigilância Sanitária do município, Sílvia Helena de Paula Marques, informa que a proliferação do molusco, que é transmissor de doenças, tem preocupado o setor de saúde pública. A equipe de captura começa a agir antes do amanhecer, porque com a claridade do sol e elevação da temperatura, os moluscos se escondem.

A presença do caramujo africano gigante Achatina Fulica começou a ser notada, em vários municípios do Estado, a partir de 2004. A proliferação acontece no período chuvoso, de janeiro a maio. O molusco é vetor de duas verminoses, a Angistrogiliase abdominal e a Angistrogiliase meningoencefálica.

Com o objetivo de combater o molusco, a SMS está adotando a execução de campanhas educaconais dirigidas à população e treinando agentes na orientação para o reconhecimento , coleta e exterminação dos animais.

A bióloga Arlene Janissara de Oliveira Alcântara, da Vigilância Ambiental do município, orienta a população para, no caso de encontrar caramujos em terrenos e quintais, utilizar luvas descartáveis ou sacos plásticos para fazer a coleta e acondicioná-los diretamente em um saco plástico reforçado. Os animais devem ser eliminados através de incineração, morte por asfixia através de sacos devidamente lacrados e posteriormente enterrados, ou desidratação usando sal grosso.

Nunca devem ser colocados para a coleta de lixo domiciliar, pois irão para o lixão municipal, podendo contaminar o local. Outra medida importante é a eliminação de entulho ou lixo acumulados nos quintais, praças, jardins, terrenos baldios e outros prováveis refúgios para o molusco.




Fonte: Diario de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/325701/visualizar/