Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 09 de Janeiro de 2006 às 17:30

    Imprimir


A Embrapa Monitoramento por Satélite e a Secretaria de Defesa Agropecuária do ministério da Agricultura assinaram convênio para a estruturação de um Sistema de Gestão Territorial da Faixa de Fronteira do Brasil com o Paraguai, Bolívia e Peru. O objetivo é apoiar as ações do ministério na prevenção, controle e monitoramento de riscos sanitários vegetais e animais, com ênfase no caso da febre aftosa.

Na primeira fase foram adquiridas pela Embrapa imagens de satélites com 10 metros de resolução da faixa de fronteira do Brasil. O material dará início à estruturação e implantação do sistema de gestão territorial em escala regional. A partir de fevereiro, começa a segunda fase do plano, em escala municipal. O projeto será totalmente informatizado e baseado em imagens de satélite, cartografia digital (SIG) e tecnologias de informação.

De acordo com o chefe geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, o Sistema de Gestão permitirá o acompanhamento e o gerenciamento das ações da secretaria em níveis local - nas fazendas de interesse - municipal e regional. Para ele, a faixa de fronteira do Brasil necessita um monitoramento mais eficaz e coordenado entre os vários países.

"O ministério vai dispor de uma visão atualizada do uso e ocupação das terras na região de localização de pastagens e dos rebanhos bovinos e da infra-estrutura existente, gerada com base em imagens de satélite", completa Miranda.




Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/326398/visualizar/