Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 09 de Janeiro de 2006 às 15:01

    Imprimir


Em 2006, o programa Cozinha Brasil, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) formará até o mês de abril 1575 alunos em Mato Grosso. De acordo com a coordenação do programa no Estado, as regiões Sul e Norte serão prioridades para este ano. “O Cozinha Brasil tem como principais parceiros as prefeituras municipais que arcam com a hospedagem da equipe e a logística para a realização das aulas”, explica a coordenadora de Responsabilidade Social do Sesi-MT, Patrícia Rodrigues.

A coordenadora informa ainda, que somente na primeira semana de janeiro deste ano, o programa já formou 152 pessoas somente em Cuiabá. “Além disso, o Sesi-MT fechou um convênio com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para o treinamento das merendeiras da rede pública estadual a partir do mês de abril”.

Em 2005, o programa atendeu 2215 pessoas em Mato Grosso em sete municípios do Estado (Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Nova Olímpia, Cáceres, Primavera do Leste, Alto Garças e distrito de Nossa Senhora da Guia). Hoje, todos os Estados brasileiros desenvolvem o Cozinha Brasil, que a partir de orientações didático-pedagógicas, ensina como preparar uma alimentação de alto valor nutricional e baixo custo.

ALIMENTAÇÃO INTELIGENTE

Preparar alimentos de forma racional, econômica e sem desperdício é uma forma de minimizar o problema da fome no Brasil. Partindo dessa premissa, o Conselho Nacional do Sesi desenvolveu o programa Cozinha Brasil, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com o apoio das Federações das Indústrias e Departamentos Regionais do Sesi de todo país.

O programa visa assegurar um processo educativo permanente, destinado a fazer do ato de preparar o alimento, uma cultura promotora de saúde, bem-estar e geração de renda. O objetivo é que cada pessoa treinada pelo programa possa tornar-se um multiplicador, levando para as comunidades, para o lar e para a empresa os conhecimentos adquiridos acerca de uma alimentação inteligente.

Os cursos, que são ministrados em unidades móveis equipadas com todos os eletrodomésticos e utensílios necessários para a preparação das receitas, são divididos em duas modalidades: Educação Alimentar, que é destinado à população e geral, e curso de Agente Multiplicador, que é destinado à formação dos instrutores e/ou multiplicadores dos cursos de Educação Alimentar e das lideranças do programa. Outras informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone (65) 3611-1510.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/326457/visualizar/