Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 05 de Janeiro de 2006 às 10:15

    Imprimir


Dos cinco mil pescadores do Estado do Mato Grosso, mais de quatro mil já foram cadastrados para receber o seguro-desemprego. A ação está sendo realizada pela Delegacia Regional do Trabalho, que precisa deslocar equipes até as regiões de pesca para realizar o trabalho. O cadastramento começou em novembro.

De acordo com Reginaldo Santos, delegado da DRT-MT, ainda há duas regiões de pesca que não foram visitadas. A primeira é a região de Xingu, que deve receber a equipe até a próxima semana. A segunda é a de Alta Floresta, ainda sem data programada para a visita. Os pescadores cadastrados terão direito a quatro parcelas do seguro-desemprego.

O seguro-desemprego do pescador é um benefício pago àqueles que ficam sem renda devido à proibição da pesca no período destinado à reprodução das espécies. Em Mato Grosso é a época do defeso da piracema - quando os peixes sobem até as cabeceiras dos rios, nadando contra a correnteza, para desova e reprodução. O valor de um salário mínimo é pago a pescadores profissionais que realizam sua atividade de forma artesanal e individual ou em regime de economia familiar. O pescador não pode efetuar contratações de terceiros e deve ser inscrito na Previdência Social.

Para facilitar a retirada do dinheiro nas localidades mais distantes, o trabalhador pode se dirigir às casas lotéricas ou até mesmo a farmácias conveniadas à Caixa Econômica Federal - banco responsável pelo repasse do benefício - e utilizar o Cartão Cidadão.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/327335/visualizar/