Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 04 de Janeiro de 2006 às 22:04

    Imprimir


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realiza o II Congresso de Formação de Professores do Programa de Licenciatura Plenas Parceladas e, paralelamente, o I Seminário de Políticas Sócio-ambientais do Médio Araguaia, de 11 a 13 de janeiro em Vila Rica.

O congresso busca ampliar a qualificação dos profissionais do Programa Parceladas e se constitui um espaço de diálogo para repensar o papel da Universidade na sociedade, especificamente a que vem se delineando no Médio Araguaia, levando o conhecimento acadêmico ao interior do Estado. Uma construção que deve se pautar na demanda para a educação superior específica da região, considerando-se as históricas relações entre a Universidade e a comunidade local.

O II Congresso se inicia com os desafios histórico-políticos do e no Araguaia para o Ensino Superior, dando novos significados ao papel e à função da Unemat na região. Em pauta, temáticas como: a contribuição das ciências no desenvolvimento territorial, Reforma Universitária, Educação e Mídia.

Na programação, conferências, palestras, mesas redondas, comunicações orais, oficinas de pesquisas, espaços de diálogo (esse último dividido em quatro grandes áreas: Agrária, Meio Ambiente, Universidade e Sociedade e Movimentos Sociais). Pesquisadores de renome de instituições de ensino superior do País já confirmaram presença, além de professores doutores da Unemat e da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec).

Desde a implantação do Programa Parceladas até aos dias atuais, as relações entre Universidade e comunidade têm passado por revitalizações no desenho de suas articulações para o desenvolvimento do ensino superior na região.

A Unemat iniciou uma política de expansão ao interior do estado de Mato Grosso, na região do Médio Araguaia em 1992. Desde então, vem cumprindo as funções universitárias de ensino, pesquisa e extensão, por meio do Programa de Licenciaturas Plenas Parceladas.





Fonte: RMTonline

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/327492/visualizar/