Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 03 de Janeiro de 2006 às 17:17

    Imprimir


Criada em setembro de 2002 com caráter social, a Guarda Municipal de Várzea Grande passou a desenvolver inúmeros trabalhos nas mais diversas áreas de atuação, tornando-se responsável pelo policiamento ostensivo, preventivo, uniformizado e armado na proteção da população, bens, serviços e instalações do município. Outras funções como proteção do patrimônio público, fiscalização e controle do trânsito municipal, colaboração com segurança e orientação em eventos públicos, execução de atividades de socorro, proteção às vítimas de calamidades, prevenção e controle de incêndios, entre outras, são desempenhas pela GM atualmente.

Sob o comando do coronel Luís Nelson da Silva, a corporação de 141 guardas, entre homens e mulheres, tem se qualificado constantemente, com vistas à melhoria nos níveis de serviços oferecidos e a plena satisfação da população. Através de uma Central de Comunicação, que opera 24 horas por dia, a GM atende chamadas de diversas naturezas, pelo código de acesso 153. Aos usuários do SUS é estendido também o agendamento médico pelo mesmo número e a ligação é gratuita.

Cabe ao órgão também a aplicação de multas e recebimento de taxas de trânsito, além da ronda nas escolas municipais e estaduais, tanto em período de aulas normais como em férias. Nesse sentido, a GM atua de forma decisiva na construção de valores éticos e cívicos. “Nossa proposta é manter um elo de confiabilidade entre os estudantes e guardas municipais. Para isso levamos sempre informações sobre diversos assuntos, como, por exemplo, drogas e prostituição. Nossas palestras abordam todos os temas, até os mais conflitantes”, frisa Luiz Nelson.

Existem, ainda, dois postos de atendimento e informações localizados na Avenida Couto Magalhães (Praça Aquidaban) e na avenida Castelo Branco (Prefeitura Municipal – Paço Couto Magalhães). Outros dois postos de policiamento-ostensivo preventivo de trânsito, trabalhando em sistema 24 horas, estão fixados nos cruzamentos das avenidas da Feb com Dom Orlando Chaves e nos cruzamentos da Ulisses Pompeu de Campos com avenida da Feb e 31 de Março.

Dentro da programação educativa da Guarda Municipal, várias campanhas têm sido realizadas ao longo do ano, abordando temas como sinalizações de trânsito, cuja finalidade é orientar, advertir e disciplinar o condutor, placas de sinalização, de advertência e de regulamentação, sinais horizontais e marcas viárias, sinais luminosos, função e tipos de apitos, uso de capacetes por pilotos e caronas de motocicletas, manobras arriscadas, consumo de álcool ou drogas, além de outras irregularidades cometidas no trânsito e que são mais comuns nos finais de semana. Na campanha “O Trânsito é Feito de Pessoas, Valorize a Vida", os alunos recebem dicas de como se comportar no trânsito, cuidados, dicas de cidadania e segurança, além de muita atividade e descontração. Os temas serão explanados pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran/MT e pelo supervisor de Instrução e Ensino da GM, Juliano.

Outrossim, temos ainda o Teatro de Fantoche, um eficiente mecanismo de conscientização no tráfego. Composto de três bonecos, a apresentação é feita pelos próprios GM’s e faz o maior sucesso entre os estudantes do ensino fundamental (antigo primeiro grau). O projeto começou no segundo semestre deste ano e foi exibido em várias escolas municipais e estaduais. “É um trabalho de massificação e de multiplicação. O aluno será o futuro motorista, o pedestre, o ciclista. E hoje, ele cobra os pais. Isso é importante”, observou o sub-comandante coronel Rosa Fortes.

Fixada no Aeroporto Marechal Rondon, a equipe de guardas que atua na Seção de Contra-Incêndio é preparada no combate a incêndios e salvamento à vítimas de acidentes aeronáuticos. Trabalhando desde maio do ano passado, foram atendidas 123 ocorrências, sendo 56 envolvendo incidentes com aeronaves. Várzea Grande é única cidade do Brasil cujo aeroporto conta com a parceria da Prefeitura Municipal, o que torna o município referência nacional. Este ano, 40 pessoas, entre comunidade aeroportuária e componentes da Guarda Municipal, concluíram um curso que ensina como atuar em acidentes dessa natureza.

Além desses serviços, neste ano a GM contribuiu na segurança dos corredores e público da Corrida de Reis, disponibilizando uma ambulância e UTI Resgate; apreendeu e recuperou motos e carros roubados; participou das atividades da Semana Nacional do Trânsito; atuou na fiscalização de eventos e casas noturnas (em parceria com a Secretaria de Viação e Obras, por meio da Cefi) e efetuou a orientação e a organização do trânsito nas obras da Avenida 31 de Março. Em parceria com o Detran/MT, a Guarda Municipal realizou, também, a campanha “No trânsito somos todos pedestres”, para nortear os motoristas quanto ao uso do cinto de segurança e não parar sobre a faixa do pedestre. Durante o mês de dezembro, a GM participou da fiscalização de veículos com Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasados, uma ação desenvolvida em conjunto com Secretaria Municipal de Fazenda e Polícia Militar.

BALANÇO EM NÚMEROS – De abril a novembro, a Guarda Municipal apreendeu 108 veículos e 29 CNH’s, socorreu 849 acidentes e notificou mais de 5,8 mil infrações no trânsito. Realizou quase 500 socorros de urgência, 2.240 auxílios públicos, quase 5,5 mil rondas escolares, 73 apoios às Secretarias Municipais e 94 ocorrências policiais. “Fazemos apenas o que é de nossa competência, acordado com a lei, mas há de se entender que não podemos nos furtar de prestar um auxílio quando, naquele momento, a Guarda Municipal é a única esperança do cidadão. Estes são alguns dos exemplos da tarefa desenvolvida pela Guarda Municipal de Várzea Grande, que demonstram nossa busca por uma nova identidade, baseada na aproximação com o povo várzea-grandense, afinal ele é a razão do nosso trabalho”, finalizou o comandante Nelson.




Fonte: Secom -VG

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/327793/visualizar/