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Cidades/Geral
Terça - 03 de Janeiro de 2006 às 14:52
Por: NIKA PEREIRA

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Durante o ano inteiro mais de 53 mil alunos da rede pública de ensino estiveram envolvidos em atividades extracurriculares aplicadas pelo projeto Aplauso. A ação, que tem como objetivo primordial diminuir a evasão e a repetência escolar, além de melhorar o processo de ensino-aprendizagem, proporcionou uma maior integração entre aluno, professor e comunidade.

Exemplo de concretização desses objetivos pode ser observado com o adolescente Welder da Silva Chaves, de 15 anos. Desde quando começou a freqüentar as oficinas de flauta e coral não faltou mais às aulas, se mantendo mais tempo dentro da escola. “Percebi com as oficinas que a escola é muito importante na nossa vida. É aqui que eu aprendi a dar valor a pequenos detalhes; adoro ouvir o som, as vozes, o ritmo, a harmonia. Mudei meu comportamento e fiquei mais interessado nos estudos”, relata.

Cursando a 8ª série na Escola Estadual Diva Hugueney Siqueira de Bastos, Welder quer ir além da música. Pretende formar-se em Direito e ser um bom advogado, sem, é claro, esquecer do dom para a música. Nesta unidade escolar, o projeto atende em torno de 400 alunos. “Esses estudantes tiveram um grande avanço em todas as disciplinas. Hoje temos uma estatística bem abaixo em relação à evasão e abandono e conseguimos isso com as oficinas, principalmente, as horas-extras de Português e Matemática”, ressaltou a diretora Fátima Rosana.

Além das oficinas de Português e Matemática, a escola desenvolve também coral de libras e de voz, flauta, artes cênicas, modalidades esportivas, recreio dirigido e artesanato. “Em cada oficina a gente percebe a empolgação do aluno, a vontade e o desejo de fazer bonito em cada apresentação”, observa a diretora.

Em Várzea Grande, na Escola Estadual Salim Nadaf, o projeto atende 350 alunos que participam das oficinas de dança como balé e hip-hop, produção de texto, fanfarra modalidades esportivas e pintura. Para o ano que vem o diretor pretende ampliar as atividades. Em relatórios, apresentados pelos professores que acompanham os alunos, o projeto tem ajudado no relacionamento entre os estudantes de diferenças classes sociais, fazendo-os entender que todos são capazes e também estimulam o aluno na busca de um objetivo.

“O aplauso é de grande importância para a nossa escola e nossos alunos, pois veio suprir as necessidades de mantê-los dentro da sala de aula. A evasão diminuiu e não chega a 8%, isso é o retrato da influência do projeto na unidade escolar”, disse o diretor Varley Rodrigues de Farias.

PROJETO - Desenvolvido pela Superintendência de Ensino e Currículo, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o projeto tem a finalidade de combater a repetência, evasão escolar e abandono, incentivando na pratica da leitura, música, dança, teatro, arte e as atividades esportivas, trabalhando com os alunos em tempo integral em horários extraturnos, estabelecidos por cada escola. Em 2005, 125 escolas foram atendidas, entre estaduais e municípios, num valor investido de R$ 4,2 milhões.

Entre as unidades que desenvolvem o projeto, sete são indígenas e estão situadas nos municípios de Confresa, Peixoto de Azevedo, Aripuanã, Barão de Melgaço, Barra do Garças e Luciara.

Para dar suporte ao desenvolvimento do projeto, a Seduc realiza nas unidades escolares o acompanhamento técnico-pedagógico das oficinas aplicadas. “Essa ação visa detectar quais são as dificuldades encontradas pelos instrutores e diretores", esclarece o técnico da Seduc Marconi Dantas Correa.

Para 2006, o governo pretende investir R$ 4,5 milhões. O valor já está previsto no Plano de Trabalho Anual (PTA), e o recurso repassado para cada escola é calculado de acordo com o número de alunos.




Fonte: Secom - MT

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